MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 23 de abril de 2024

Cidades premiadas pela gestão básica da educação investem em cursos extracurriculares


Das dez cidades premiadas pelo Estado de São Paulo, quatro possuem metodologia pedagógica semelhante, com Programa MenteInovadora

Foto: Divulgação - Mind Lab   anexo 1
 

O Governo do Estado de São Paulo reconheceu, em evento realizado em fevereiro, com o troféu "Município Destaque na Alfabetização", dez entre as 645 cidades paulistas pela qualidade e valorização do ensino básico da rede pública, com foco na alfabetização. Em comum, lugares que possuem uma base de ensino além do tradicional: projetos extracurriculares que atuam na evolução socioemocional de cada aluno.
 

Dos dez premiados, quatro têm ou tiveram, em um passado recente, o Programa MenteInovadora como apoio. Américo Brasiliense (2022 e 2023), Araras (2020, 2022 e 2023), Barueri (2021) e Barretos (2022, 2023 e 2024). Com metodologia baseada em três pilares (jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador), o Programa explora os recursos da metodologia com ações intencionais. Os conteúdos estão alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.
 

A ideia da metodologia não é substituir nenhum método de ensino, mas atuar como complemento ao sistema, em total sintonia com o conteúdo aplicado pelos educadores. Para ministrar as aulas do Programa MenteInovadora, os professores da rede municipal passam por um processo de formação, treinamento e certificação para que possam aplicar em sala de aula com excelência.
 

Presente desde as creches, o projeto acelera o desenvolvimento dos alunos a partir de uma didática reconhecida internacionalmente, com foco no aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.
 

"O reconhecimento de cidades parceiras também representa muito a nós. Os dados mostram que nosso programa é, também, uma valiosa contribuição para o desenvolvimento das habilidades de leitura, especialmente com o incentivo literário desde as creches. Nossa metodologia tem o respaldo e o reconhecimento de milhares de alunos Brasil afora. Por isso, incentivamos cada vez mais projetos que causem impacto positivo na educação básica brasileira", afirma Thiago Zola, head de produtos da Mind Lab.
 

Hoje, o Programa MenteInovadora está em cidades como Marília, Barretos, Itupeva, Gavião Peixoto e Caraguatatuba. Além da presença em solo paulista, a iniciativa da Mind Lab faz parte da grade curricular de cidades por todo o Brasil.
 

Historicamente, o projeto já atuou em mais de 10 mil escolas, de 17 estados brasileiros, atingindo instituições públicas e privadas, em 140 municípios. Auxiliou mais de 7,3 milhões de alunos e famílias e ajudou a capacitar 220 mil professores. No Brasil desde 2006, possui parceria com mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e formou mais de 5.000 professores nas escolas parceiras, em cinco regiões brasileiras.
 

Projeto do Governo paulista prevê acelerar a alfabetização de crianças
 

O Governo do Estado de São Paulo lançou, neste ano, o programa "Alfabetiza Juntos SP", com o objetivo de garantir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. A meta é, até 2026, atingir o índice de 90% das crianças da rede pública de todo o estado alfabetizadas até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental. Hoje, o índice é de 40,62%.
 

Para Thiago Zola, o desafio é grande, mas possível de ser alcançado. “Os esforços governamentais são essenciais para potencializar a educação nas escolas, especialmente na primeira infância, fase mais importante da aprendizagem de um aluno. Os resultados alcançados pelo impacto do Programa MenteInovadora mostram que é possível evoluir e aprimorar a educação básica. Queremos ser um modelo e um incentivo para que o Poder Público entre nessa jornada de valorização de alunos e professores”.
 

Sobre a Mind Lab
 

A Mind Lab existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza.
 

Por meio do programa MenteInovadora e da eduK, unidades de negócio que possuem propósitos de transformação social e que visam a redução das desigualdades na educação e na geração de renda, sobretudo com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, a Mind Lab já impactou mais de 15 milhões de pessoas nas duas unidades de negócios. O MenteInovadora já desenvolveu 7,3 milhões de pessoas, capacitando 185 mil professores, em 17 Estados brasileiros. A eduK já impactou mais de 9 milhões de pessoas.
 

Informações à imprensa:

mindlab@giusticom܂com܂br







Nenhum comentário:

Postar um comentário