O
lendário Canecão, um ícone da cultura carioca e brasileira, está
prestes a renascer. Após meses de intenso trabalho nos bastidores,
depois da assinatura da homologação do leilão realizado em 2023, o
Consórcio Bonus Klefer, composto pelas empresas Bonus Track Entretenimento e KLEFER,
está se preparando para dar os primeiros passos no processo de
reconstrução e continuidade do Canecão. O consórcio, que venceu o
processo de licitação para assumir a concessão da casa por 30 anos, tem o
objetivo de preservar sua rica história enquanto reconstrói o espaço,
para atender às expectativas do público contemporâneo.
O projeto
Com as licenças de obra em mãos e projeto definido, o renascimento do Canecão, que terá um investimento total de R$170 milhões (englobando
todas as benfeitorias), irá oficialmente começar a sair do papel, com
um cronograma de ações e start oficial a partir de abril de 2024. João Niemeyer foi o nome escolhido para assinar o projeto do
novo empreendimento. O arquiteto tem o desafio de, além da casa de show
em si, dar contorno a um verdadeiro complexo multicultural, com 15.000m²
de terreno em concessão e um total de 18.000m² de área construída,
dividida em cinco pavimentos (subsolo, térreo e 3 andares). A grande inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
“O
Canecão é o palco mais importante da música popular brasileira até
hoje, que foi por muito tempo a grande referência de entretenimento do
Rio de Janeiro. E agora vai ser mais do que era. O projeto previsto é um
espaço multiuso que fomenta a cultura de diversas formas, dinâmicas e
formatos. Teremos um palco onde será possível fazer qualquer tipo de
apresentação, mais de uma configuração de plateia... Além de
restaurantes, bares, espaço de experiências cênico-gastronômicas... Sem
dúvidas, iremos mudar a concepção de casas de entretenimento no Rio de
Janeiro e no Brasil. Depois de muito tempo, estamos partindo para um
projeto totalmente novo, minucioso, com uma equipe de altíssimo nível
envolvida. Será um marco na cultura brasileira, um grande presente para
os cariocas”, comentou João Niemeyer.
Como
grande objetivo do projeto, o Canecão será um agente ativo de fomento à
cultura brasileira. E, com isso, o complexo está dividido em sete
diferentes unidades de negócio. A começar pela grande sala (onde
serão realizados os shows, concertos, peças e apresentações gerais),
que terá 3.300m² (divididos em três pavimentos) e capacidade total para
até 6 mil pessoas. O público também será presenteado com um espaço
dedicado ao ilustrador e escritor Ziraldo,
onde seu famoso painel será totalmente reformado e preservado. Será um
local de homenagem e reverência a esse grande mestre que nos deixou no
início de abril, onde seu nome será eternizado e sua influência
continuará inspirando gerações. O espaço multiuso, com 600m², será
voltado para a realização de pocket shows e eventos sociais e
corporativos.
O Canecão trará também um Espaço de Exposições (para mostras artísticas visuais) em um espaço de 500m², além de um ambiente inovador voltado para experiências cênico-gastronômicas, que irá ocupar uma área de 1.000m². O Complexo contará também com um estúdio criativo e com um centro de memórias - espaço dedicado à história da casa com curadoria e acervo exclusivo, ocupando um espaço de 1.000m².
Na área anexa, um grande bosque ao ar livre,
rodeado de árvores centenárias e paisagismo exclusivo, gratuito,
voltado para para todas as idades, terá funcionamento independente das
demais atividades, oferecendo uma programação agradável e com a cara do
Rio de Janeiro. Um novo ponto de encontro do carioca, com 5.000m² de
área verde descoberta, ideal para receber feiras, pequenos eventos e
experiências gastronômicas de toda a cidade.
Novidades na UFRJ
Como
parte das contrapartidas para a UFRJ (Universidade Federal do Rio de
Janeiro), dona do terreno, o consórcio Bonus Klefer irá construir um Centro Acadêmico com 80 salas de aula, além de um Refeitório com
capacidade para até 2.500 refeições ao dia. A Universidade também terá
datas para uso nos espaços do Complexo Cultural Canecão, além de
benefícios acadêmicos. A área construída é de 10.000m², somando as duas
novas construções.
Roberto Medronho, reitor da UFRJ,
comentou sobre o novo projeto do Canecão. “Estamos muito entusiasmados,
é um projeto robusto, consistente. Esperamos brevemente ter essa casa
de espetáculos absolutamente fantástica disponível para a sociedade
carioca e para o país. Para nós, é uma honra estarmos neste momento em
uma iniciativa como essa, o Canecão faz parte da história da música
brasileira, da história da cultura do nosso país. Através de um acordo
de concessão com o consórcio, estamos fazendo com que a nossa missão
seja dada à sociedade, que é o acesso à cultura, às artes. Através
dessa, teremos muitas atividades tanto para a casa como também para a
UFRJ. Teremos benefícios fantásticos para os nossos alunos,
especialmente para os mais vulneráveis. Teremos um grande pavilhão de
aulas, pilotis para interação dos alunos, novas salas de aula de
altíssimo nível, além da construção de um restaurante universitário no
Campus da Praia Vermelha, que era uma reivindicação antiga dos alunos e
dos funcionários”, celebra Medronho.
Primeiros passos - Fomento à cultura, espaço para novos artistas e ações sociais
Como pontapé inicial no projeto de revitalização do espaço, o consórcio Bonus Klefer anuncia a criação de um Tapume Arte em
todo o entorno do terreno, que está sendo desenvolvido e pensado como
uma obra de arte informativa para a cidade, com fotos e histórias do
Canecão, além de interação com as pessoas que passarem durante todo o
período de obras.
Nos próximos meses, será lançado o documentário “Canecão: tantas emoções”,
dirigido por Bruno Levinson e produzido por Clélia Bessa, que terá a
participação de grandes nomes da cultura brasileira. A obra já está em
fase de pós-produção, com parceria do consórcio Bonus Klefer.
Além
disso, será inaugurada ainda em 2024, já no segundo semestre deste ano,
uma praça temporária externa do Canecão. O espaço terá maquete do
projeto, materiais explicativos, ativações de marcas parceiras, além de
um palco para
pequenas apresentações de novos artistas, colocando o público e o meio
musical no clima do Canecão desde já, antes mesmo da sua reabertura.
Estão previstos também, para o período pré-inauguração, entre 2024 e 2025, a criação de um Festival de Novos Talentos,
para engajar artistas de todo o Brasil em torno do relançamento da
marca e, ao mesmo tempo, apoiar e dar visibilidade a novos nomes da
música. A criação de uma obra teatral-musical também está no cronograma de ações pré-lançamento, com o intuito de fomentar a história e legado do Canecão em quatro capitais.
“Após
um período de silêncio e saudade, o lendário Canecão irá retornar como
um grande complexo cultural. Nosso objetivo é preservar, enaltecer e dar
continuidade a um dos palcos mais importantes do Brasil. Todas as
iniciativas que compõem o renascimento do complexo Canecão,
transbordando o espaço físico e abraçando o papel do projeto como uma
verdadeira plataforma de cultura. Nós vamos escrever juntos as próximas
décadas da história da cultura popular brasileira”, comentou Kleber Leite, fundador e sócio do Grupo KLEFER.
“É
um projeto muito diferente do que já foi visto anteriormente. Será um
desafio muito grande, trata-se de um projeto enorme, com alto
investimento e com alta responsabilidade, por se tratar de um espaço que
faz parte da história da música brasileira. Nossa meta é dar
continuidade a esse legado que o Canecão construiu e trazer novamente
esse ativo cultural tão importante para o Rio de Janeiro. Por ser um
ícone da cidade e por se transformar agora em um espaço multiuso que vai
além dos shows, acreditamos que o Canecão irá se tornar uma importante
atração turística da cidade”, conclui Luiz Oscar Niemeyer, da Bonus Track.
Sobre o Consórcio Bonus Klefer:
A
parceria entre as empresas Bonus Track Entretenimento e KLEFER é
antiga. Na década de 90, se uniram para abrir a casa de espetáculos
Imperator, no Méier, local que fez história na cultura carioca,
recebendo nomes nacionais e internacionais como Bob Dylan, Tim Maia e
Stevie Wonder. Em 2023, as duas companhias se uniram em um consórcio e
venceram o processo de licitação para assumir a concessão do Canecão por
30 anos.
A
Bonus Track é responsável pelos principais eventos de entretenimento,
cultura e música dos últimos anos. A empresa é a responsável por trazer
Madonna para o Brasil este ano (‘The Celebration Tour in Rio’) e esteve à
frente também do histórico show dos Rolling Stones em Copacabana em
2016 e todas as passagens de Paul McCartney pelo país. Luiz Oscar
Niemeyer é considerado um dos maiores nomes do entretenimento nacional e
foi responsável por trazer pela primeira vez ao Brasil nomes como
Nirvana, Bob Dylan, Red Hot Chilli Peppers, Beyoncé, Miley Cyrus,
Rihanna entre outros. A empresa também abriu novas frentes de atuação
como a inauguração do Teatro XP (atualmente Teatro I Love PRIO), em
2017, que é hoje uma das maiores referências para as artes cênicas no
país, além de idealizar os festivais MITA e Doce Maravilha.
Com
40 anos de experiência, a KLEFER é reconhecida como um dos principais
players de captação de patrocínio e gestão de projetos e negócios do
país. Com uma atuação
360°, a agência possui projetos em esporte, entretenimento, games e foca
hoje no desenvolvimento, ativação e gestão de projetos autorais para o
esporte e também para o mercado de entretenimento. Através de parcerias
sólidas com as maiores marcas do mercado, o Grupo KLEFER é especialista
em desenvolver soluções sob medida para seus clientes, viabilizando
projetos nos ambientes online e offline. O Grupo já
trabalhou com mais de 400 empresas e marcas, movimentando mais de R$1
bilhão em valor de venda de patrocínios em projetos autorais e parceiros
e impactando mais de 2,8 bilhões de fãs no Brasil. Em seu portfólio, a
agência já possui projetos desenvolvidos para marcas como Sky,
Coca-Cola, TikTok, Ambev, Itaú, McDonald 's, Elo, Continental, entre
outras.
IMAGENS: Divulgação Consórcio Bonus Klefer
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