MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de abril de 2024

Autor da periferia representa São Paulo em encontro nacional na Bahia

 

Você

Autor da periferia representa São Paulo em encontro nacional na Bahia



Israel Neto, da editora Kitembo, prepara-se para discutir afrofuturismo e literatura periférica no Encontro Nacional da Periferia Brasileira 



Representando a cidade de São Paulo no Encontro Nacional da Periferia Brasileira das Letras, em Salvador (BA), entre os dias 09 e 11 de abril, o escritor e editor Israel Neto, da editora Kitembo, prepara-se discutir sobre afrofuturismo e literatura periférica, além de falar sobre os títulos publicados nos últimos anos, na vanguarda dos temas. 


Com livros como "Amor Banto em Terras Brasileiras", "Os Planos Secretos do Regime", "Ancestral" e "Não Podemos Esperar", Israel Neto é um dos principais nomes do afrofuturismo no país, bem como da literatura periférica, tendo na produção um diálogo direto com a ancestralidade e os tempos atuais, como ditadura, recursos naturais, racismo, entre outros, revelando a variedade de temas e gêneros e a versatilidade do escritor. 


Além disso, o autor destaca-se também na produção literária, como editor da Kitembo e autor de HQs, como "3 Esús e o Tempo" (2020) e "3 Esús e o Tempo: O Mundo de Eleguá" (2023). 


A ida para Salvador está ligada a um projeto de literatura e saúde, no qual Israel Neto é bolsista desde 2023, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que atua no reconhecimento de um tipo de ator político que traz marcos inovadores para o trabalho de reforço da cidadania em territórios socioambientalmente vulnerabilizados de centros urbanos: os coletivos literários e a literatura produzida nas periferias brasileiras.


“Participar deste encontro nacional dos fazeres literários nas periferias, representando São Paulo, enquanto editor e autor, é uma oportunidade única de me conectar com as literaturas em ebulição fora do eixo aqui do Sudeste, sem deixar é claro, de compartilhar nossas produções e caminhos percorridos por aqui. A grande potência deste encontro sem dúvida será a reflexão sobre as políticas públicas do livro e leitura pelo olhar da periferia”, diz o autor.  


Vale destacar que a Periferia Brasileira de Letras (PBL) está ancorada nos referenciais teórico, conceitual e metodológico de Promoção da Saúde. A concepção de que arte e a literatura são ações estratégicas para a ampliação da cidadania em territórios de favela, remete às diretrizes que, na Fiocruz, estão presentes no Programa Institucional de Territórios Saudáveis e Sustentáveis.


Sobre o autor

Israel Neto é escritor, dramaturgo, produtor cultural e musical e editor. Fundador do Coletivo Literatura Suburbana, onde desenvolveu os projetos Escola da África, Reviva Rap e Coleção Literária Besouro. Participou de diversas antologias literárias da literatura periférica e negra entre 2009 a 2015. Autor dos Livros Amor Banto em Terras Brasileiras, Os Planos Secretos do Regime, Ancestral e Não Podemos Esperar. Recebeu os prêmios Jovem Brasileiro, 2011, Funarte Hip Hop em 2014 e Prêmio Odisseia de literatura fantástica, 2021. Escreveu a peça “Otelo, o Outro” em cartaz no ano de 2023. Produtor musical e engenheiro de áudio na produtora Timbres Produções, onde já assinou mais de 200 singles e 50 álbuns. Como músico, conhecido como Mano Réu, tem 2 álbuns de estúdio, singles e vídeos clipes, realizou shows pelo país entre 2012 a 2017. Israel tem desde 2018 fomentado a cena de literatura negra afrofuturista, em sua produção literária e na publicação de outras autoras e autores pela Editora Kitembo, na qual é um dos fundadores. 


Sobre as obras já publicadas

O convite para estar no evento deve-se à atuação de Neto na Periferia Brasileira de Letras (PBL) e a ida até a capital baiana dá-se a partir de uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em que Neto é bolsista desde 2023, trabalhando saúde e literatura na área da política do livro e leitura. 

"Amor Banto em Terras Brasileiras" - Segunda Edição (2018), publicado pela Editora Kitembo e atualmente esgotado, é um romance ilustrado de 114 páginas que narra a história de Uana e Mukongo, sequestrados em Angola e forçados a trabalhar como escravos no Brasil. A obra retrata um grande amor permeado por aventuras em busca da liberdade e da construção do Quilombo dos Palmares. Além disso, o livro oferece um glossário, um guia de pronúncia da língua Quimbundo e fontes de pesquisa do autor.


"Os Planos Secretos do Regime" (2019), também pela Editora Kitembo, é uma distopia futurista em 96 páginas que aborda o período da ditadura militar brasileira. A trama apresenta jovens negros envolvidos em suspenses que envolvem viagem espacial, espionagem e manipulação mental, revelando os planos secretos do regime.


"Não Podemos Esperar" (2020), publicado pela Editora Nua, é uma novela afrofuturista de 88 páginas situada em São Paulo, 2020. A obra levanta questionamentos sobre racismo e protestos, explorando o que aconteceria se a vida fosse interrompida durante uma manifestação e recomeçasse cinquenta anos depois na África.


"Ancestral" (2021), da Editora Kitembo, é uma obra de ficção científica afrofuturista de 230 páginas que apresenta uma humanidade espalhada por planetas em risco devido aos perigos do Sistema Estelar de Rá. A história aborda a busca por um planeta seguro e os desafios internos enfrentados pelos futuros terrestres.


"3 Esús e o Tempo" (2020) e "3 Esús e o Tempo: O Mundo de Eleguá" (2023), ambas publicadas pela Editora Kitembo, são histórias em quadrinhos coloridas de 40 páginas cada. A primeira é uma aventura afrofuturista sobre legados e ancestralidades, enquanto a segunda apresenta Eleguá como um andarilho em um mundo devastado, oferecendo ajuda em meio a uma edificação inacessível que guarda recursos vitais.





Contatos da assessoria

Tel: +55 35 99160-3755

Email: balbino.jessica85@gmail.copm

Nenhum comentário:

Postar um comentário