Créditos: Conversion/2024
“Depois do aquecimento na demanda do fim do ano, das férias e da volta às aulas, além do fato de fevereiro ser um mês mais curto, vemos essa já esperada queda no tráfego”, explica Diego Ivo, CEO da Conversion. “Apesar da retração, este é um momento de recuperação para o varejo como um todo, dadas as condições macroeconômicas”, completa.
Ivo lembra ainda que os próximos relatórios já devem apontar tendências:
em março, por exemplo, houve a Semana do Consumidor, considerada a
“Black Friday do primeiro semestre”, além da Páscoa, no fim do mês.
Pouco mais de um mês depois, acontecerá a data, de fato, mais relevante do varejo na primeira metade do ano: o Dia das Mães, em maio.
"Com tais eventos importantes se aproximando, tudo indica que os
números irão subir, e os relatórios futuros têm o potencial de mostrar
insights valiosos. Esses dados podem orientar estratégias e ajudar o
varejo a se preparar para tirar o máximo proveito das oportunidades que
se apresentam", completa Ivo.
SAÚDE EM ALTA
Em um mês marcado por quedas, um setor seguiu na direção contrária: o de Farmácia e Saúde. Com
129,9 milhões de acessos únicos, superou o mês de janeiro, que já havia
sido de elevação (127 milhões de visitas). A alta agora foi de 1,7%.
Três
redes de farmácias somam boa parte do tráfego do setor: a Droga Raia
(22 milhões), a Drogasil (16,6 milhões) e a Drogaria São Paulo (10,2
milhões). Em meio a elas, uma plataforma de medicamentos, a Consulta
Remédios (15 milhões) e o e-commerce de suplementos alimentares Growth
(13,2 milhões).
AMAZON VOLTA À DISPUTA
Depois
de alguns meses na liderança do Share of Search, a marca de copos
Stanley terminou fevereiro empatada com a Amazon, que ocupou a primeira
posição por boa parte de 2023. Elas somam 61% das buscas.
Isso significa dizer que ambas são as marcas que possuem mais citações diretas nos buscadores dentro dos seus setores: a Stanley dentro de Presentes e Flores e a Amazon entre Importados.
A lista de Share of Search ainda tem a Petz (41% entre produtos pets), a Drogasil (38% entre Farmácias) e a Cobasi (31%).
Sobre a Conversion
Fundada
em 2011, a Conversion é uma agência de Search Engine Optimization (SEO)
que usa dados, tecnologia e conteúdo para destravar o potencial de
crescimento em busca orgânica de pequenas, médias e grandes empresas. Em
2018 recebeu o prêmio de Melhores Agências de Performance pela ABComm
(Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e, em 2021, lançou o
Data-driven PR, frente que integra PR, Business Intelligence e Search
para gerar estudos e pautas relevantes para mercado e imprensa. É
reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país pela
Great Places to Work.
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