MEDIÇÃO DE TERRA

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sexta-feira, 19 de abril de 2024

A força dos laços culturais entre Brasil e Portugal: uma relação para além dos aspectos linguísticos

 


Patrícia da C. Madeira Lara, docente de Língua Portuguesa do Colégio Presbiteriano Mackenzie – Tamboré.

Especialista em Literatura e Linguística.

A Língua Portuguesa, além de ser uma incomensurável herança histórico-linguística, garante laços de proximidade cultural entre Brasil e Portugal. Por ter sido moldada a diferentes contextos culturais e geográficos no decorrer dos séculos, serve como ponto de partida para entendermos a profunda relação criada entre essas duas nações.

É fato que a Língua Portuguesa representa nossa maior evidência da unidade luso-brasileira, mas não devemos ser reducionistas a ponto de acharmos que tudo finda nas questões linguísticas. Nossa relação com o país lusitano vai além da língua em comum. Desde a chegada das primeiras embarcações, por volta de 1500, até os dias atuais, Portugal e Brasil criaram efetivas trocas, que perpassam os séculos e reforçam um passado cultural compartilhado.

O Brasil, como um híbrido cultural, não pode deixar de evidenciar as influências portuguesas na Literatura, na Arte, na Música. Autores como José Saramago, Camões e Fernando Pessoa influenciam, até hoje, escritores brasileiros e são referências em escolas e universidades. De mesmo modo, autores brasileiros são vistos em Portugal como grandes cânones. Isso embasa as riquezas das variações lusófonas promovidas por esse intercâmbio de identidades culturais.

No campo social, a relação entre Brasil e Portugal tem gerado o intercâmbio de conhecimentos e vivências, que contribui para uma cooperação cultural mais profunda entre as nações. A inserção do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é prova desse constante diálogo, proporcionando, assim, oportunidades de entrosamento entre essas diferentes culturas.

É sabido que, historicamente, a relação luso-brasileira é marcada pela troca de experiências que moldaram as duas nações. A vinda da corte portuguesa ao Brasil, em 1808, por exemplo, teve implicações significativas no desenvolvimento cultural do nosso país, como o surgimento da primeira Biblioteca Nacional e do Teatro Real. A música erudita, impulsionada pela chegada da família real em nossas terras, passa a coexistir com a música popular brasileira. Dessa simbiose, nasce não apenas nossa identidade, mas também a nossa memória coletiva.

Em vista disso, é necessário afirmar o valor e a importância das relações de amizade entre Brasil e Portugal. Mais do que um laço linguístico, essa relação é fundamental para a construção de uma identidade, que compreende a troca de saberes e experiências.

O Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, celebrado em Porto Seguro, no dia 22 de abril de 2000, e promulgado no decreto nº3.927, reconhece o “amplo campo de convergência de objetivos e da necessidade de reafirmar, consolidar e desenvolver os particulares e fortes laços que unem os dois povos, fruto de uma história partilhada por mais de três séculos e que exprimem uma profunda comunidade de interesses morais, políticos, culturais, sociais e econômicos”. Além de ser uma data extremamente simbólica, já que marca os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, representa, também, o Dia da Comunidade Luso-brasileira, que se compõe como uma excelente oportunidade de reflexão sobre a integração cultural entre esses povos.

Sendo assim, comemorar o dia 22 de abril rompe as barreiras do tempo e deixa de ser apenas uma lembrança histórica e linguística. Por um olhar mais sensível e abrangente, essa data aponta para o futuro, vislumbra uma relação fortalecida e contínua, contribuindo para a criação de relevantes laços culturais e sociais entre nações-irmãs.

*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

 

Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, pelo casal George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.

 

 

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