MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Após desastre com chuvas, Cruz Vermelha MG leva ajuda a Santa Maria de Itabira (MG)

 


As chuvas em Santa Maria de Itabira, cidade de Minas Gerais a 102 quilômetros de Belo Horizonte, trouxeram graves consequências humanitárias nos últimos dias. A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais (CVB-MG) mobilizou para o local, entre a tarde deste domingo (21 de fevereiro) e a manhã desta segunda, duas viaturas e um caminhão com donativos para auxiliar os demais órgãos públicos no primeiro atendimento no local. Até o momento, pelo menos cinco pessoas foram vítimas das enxurradas, ainda há relatos de pessoas desaparecidas. De acordo com informações preliminares da força tarefa montada na cidade, cerca de 129 famílias estão desalojadas.

 

A CVB-MG está levando neste momento para a cidade 403 cestas básicas, 400 kits de material de limpeza, 400 kits de itens de higiene pessoal, e 22 colchões. Devido aos deslizamentos e as condições locais, as doações deverão ser entregues a partir do trabalho de voluntários da Cruz Vermelha, com o uso de veículos 4x4, para facilitar o acesso às regiões atingidas pela lama. Este trabalho já foi realizado pela CVB-MG em situações como o atendimento às vítimas do rompimento de barragens em Brumadinho (2019), Mariana (2015) e nas chuvas em Minas Gerais (2011, 2017). A Cruz Vermelha também colocou, à disposição, trabalho de acolhimento psicossocial e assistência social para as famílias.

 

Desde o início da temporada chuvosa, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais tem realizado a campanha SOS Chuvas, monitorando e promovendo a primeira resposta a eventos climáticos no estado. Após um longo período de estiagem em janeiro, o mês de fevereiro registrou, já em seus primeiros dias, volume de chuvas maior do que a média histórica. A Cruz Vermelha já levou doações a famílias em bairros de Belo Horizonte como Ribeiro de Abreu, Primeiro de Maio e aos bairros Pantanal em Santa Luzia e Liberdade em Matozinhos.

Com estoques mais baixos do que em anos anteriores, a CVB-MG segue convocando a população de Belo Horizonte para levar suas doações à instituição. A Cruz Vermelha pede alimentos não perecíveis, água mineira, material de limpeza, itens de higiene pessoal, fraldas e colchões. Devido à pandemia da Covid-19, a instituição não pede a doação de roupas nem calçados. As doações podem ser entregues diariamente na Alameda Ezequiel Dias, 427, Centro. Mais informações pelo telefone (31)3239.4227.

 

SOBRE A CRUZ VERMELHA

 

Com mais de 150 de história e presente em cerca de 200 países do mundo, a Cruz Vermelha representa o maior movimento de ação humanitária do mundo, com milhões de voluntários em tempos de guerra ou paz. Seu objetivo é atenuar os sofrimentos humanos, a partir de sete princípios fundamentais: humanidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade, imparcialidade e universalidade. No Brasil, estes ideais vieram a se consolidar em 1908, com a instituição da Cruz Vermelha Brasileira.



Imagens relacionadas

Atuação de voluntários da Cruz Vermelha em Itabira
Atuação de voluntários da Cruz Vermelha em Itabira
Divulgação CVB-MG
baixar em alta resolução



Divulgação CVB-MG
baixar em alta resolução



Maria Thereza Casale
Diretor
mtherezamello@yahoo.com.br
(31) 99902-4216

Nenhum comentário:

Postar um comentário