MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de junho de 2020

Médicos recém-formados têm plataforma online para aprender sobre Covid-19

POLITICA LIVRE

brasil
A pandemia do novo coronavírus colocou na linha de frente de hospitais e de postos de saúde milhares de médicos recém-formados, muitos dos quais tiveram suas formaturas antecipadas em razão da necessidade urgente de ampliar a capacidade de atendimento à população.
O trabalho de combate à Covid-19, no entanto, exige desses profissionais uma busca contínua por atualizações sobre condutas relacionadas ao tratamento da doença, uma vez que novos procedimentos estão sendo desenvolvidos em meio à evolução da pandemia.
“Não só em tempos de pandemia, a bibliografia médica se atualiza com uma velocidade que é muito difícil de acompanhar”, diz o médico Vinicius Fernandes, que começou a trabalhar em hospitais de campanha em Ribeirão Preto três meses após se formar.
Tendo em vista a necessidade, o Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro) criou uma plataforma com tutoriais ensinando práticas atualizadas para o tratamento da doença. Os vídeos foram produzidos em parceria com a Universidade Estácio de Sá e com o Instituto Carlos Chagas.
“Para uma estratégia bem sucedida, precisamos ter atenção aos detalhes, já que há muitas adversidades. E um dos detalhes mais importantes é a capacitação de pessoal”, afirma Ricardo Cavalcanti, presidente do Instituto Carlos Chagas.
O diretor nacional de medicina da Estácio, Silvio Pessanha Neto, cita, por exemplo, que o procedimento para a intubação de um paciente com Covid-19 é diferente do que normalmente é feito em outros casos.
“Antes de entubar, é preciso pré-ventilar o paciente para ele poder ficar pré-oxigenado [e não ocorra dessaturação, que pode reduzir o impedir a respiração] antes de colocar o tubo. Na Covid-19, não pode fazer isso porque o paciente acabaria espalhando o vírus pela sala toda”, diz.
São especificidades como essa que o tutorial se propõe a explicar. “Existem várias peculiaridades que um profissional que acabou de sair da faculdade e vai encarar o tratamento de um coronavírus não conhece”, acrescenta Neto.
“Na faculdade, nós aprendemos todas as práticas. Mas não fomos ensinados a lidar especificamente com a Covid-19, que tem características próprias e procedimentos específicos”, reconhece o médico Victor Hugo Ribeiro.
Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário