Pesquisa
publicada no Journal of Computer Mediated Communication reforça a tese
de que os dispositivos móveis como o celular e tablet podem aumentar o
acesso às notícias, mas não necessariamente aumentam a atenção que as
pessoas dispensam a elas.
Dica do COM+ (Grupo de pesquisadores) da USP, chama atenção para a
pesquisa realizada por Johanna Dunaway, Kathleen Searles, Mingxiao Sui e
Newly Paul, que aponta para o fato das pessoas dedicarem menos tempo
para ler notícias em celulares do que em computadores. A pesquisa foi
publicada no artigo “News Attention in a Mobile Era”, em tradução livre,
“Atenção para as notícias na era mobile”.
Artigo estuda o comportamento das pessoas em relação ao consumo de
notícias em dispositivos móveis. O acesso a internet vem mudando o jeito
das pessoas consumirem informação, apesar disso, ainda sabemos muito
pouco sobre os efeitos dessa tecnologia no comportamento das pessoas ao
consumir as notícias. O estudo utilizou rastreamento ocular em dois
experimentos para captar o comportamento das pessoas ao acessar
notícias, além disso, analisou grande volume de dados de tráfego da web
para avaliar as diferenças entre de comportamento entre os
dispositivos.
“Nós estimamos os efeitos dos dispositivos na atenção dos usuários ao
ler notícias e identificamos significativa diferença. Em celular ou
tablets o tempo gasto lendo notícias é menor do que em computadores.”
(Tradução livre – Oxford Academic)
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