MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Turismo na Bahia e em Salvador?!



            Lamentável, uma atividade tão importante como o turismo ser desprezada! O Brasil sucumbiu pouco a pouco ao populismo, incompetência e corrupta administração dos governos petistas, nos últimos 13 anos. Infelizmente a Bahia pegou um fardo ainda mais pesado, pagou e pagará uma conta muito alta de 11 (12) anos de desgoverno do PT, no nosso maravilhoso e lindo estado e capital!
                A Bahia com seu vasto litoral, cidades históricas, inúmeras e belas praias, regiões serranas, belezas naturais, patrimônio histórico, igrejas seculares, rica cultura - singular gastronomia, música genuína e hospitalidade cantada em prosa e verso - é um convite irrecusável para quem gosta de viajar Brasil afora e pelo mundo. Salvador é um pólo histórico de real importância no Brasil. Nos últimos anos, após remodelagem da administração pública municipal, renasce das cinzas para retornar ao seu lugar de destaque no turismo nacional.
                O turismo é uma atividade econômica importantíssima em qualquer lugar, mobiliza diversos setores produtivos de bens e serviços. A indústria movimentada  pela atividade turística, como hotéis, restaurantes, bares, shoppings, centros de convenções e de cultura, museus, empresas de serviços faz com que a máquina de gerar riqueza multiplique-se indefinidamente. Mas para isso acontecer, é preciso que o poder público esteja alinhado, sempre na frente, atento aos desejos dos turistas e às necessidades do País, estados e cidades.
                Atualmente o turismo é uma das atividades econômicas que mais cresce no mundo. Por isso a importância de um eficiente gerenciamento mercadológico para não perder o foco, mantendo-se competitivo, porque a cada dia surgem novos destinos no mapa turístico mundial.
                Em conversa recente com Glicério Lemos, presidente da ABIH/Ba - Associação Brasileira da Indústria e Hotéis - Bahia, desde 2007, primeiro governo de Jackson Vagner, do PT, percebemos que a política "desmanche" do turismo teve início! Acabaram-se as promoções, propagandas e divulgações.
                A Bahiatursa - órgão que foi exemplo nacional e internacional de promoção com o slogan, "Terra da Felicidade" - hoje só faz entregar fitinhas. O Instituto Mauá que estimulava o talento dos artesãos locais, promovia o artesanato, a cerâmica, especialmente do interior, foi esfacelado, deixando o turismo na orfandade.
                O Aeroporto Internacional, portão de entrada do estado, abandonado, foi defiando, adoeceu. Agora, privatizado, recebe o devido tratamento, depois de anos pedindo socorro! O estado perdeu vôos internacionais, empresas de aviação com sede aqui, migraram para outros estados do Nordeste. A insegurança dispensa comentários! Para piorar, o Centro de Convenções - principal atrativo para congressos, feiras, eventos, shows – foi desativado e boa parte da estrutura desabou, por absoluta falta de manutenção, conforme atestou o laudo técnico da polícia.     
                A política frouxa e populista de desincentivo com perseguição do governo ao turismo (e empresários), deixou de gerar muitos empregos, milhões em receitas, e sabe-se lá quanto em impostos! O governo levou anos falando em fazer um novo Centro de Convenções, e, como sempre, balela!
                Recentemente a prefeitura assumiu o papel de protagonista da peça teatral, depois de reerguer Salvador das cinzas, lançando o novo Centro de Convenções,  abrindo novos caminhos para o turismo na Bahia e em Salvador.
                Portanto, muitas são as variáveis que podem ajudar ou prejudicar o turismo num país, estado ou cidade. Mas, o mais importante é que aja integração das partes que fazem o motor da máquina funcionar em harmonia entre o ser e a saber fazer!   

Sérgio Belleza é administrador, empresário, consultor e autor dos livros, Caminhando com Walkyria e Ascensão e Queda de um Império Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário