MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Para evitar doenças, carrapatos serão retirados de capivaras em parque


Iniciativa é para combater vetores da febre maculosa que atinge humanos.
Áreas verdes do Parque Cesamar, em Palmas, também serão monitoradas.

Do G1 TO

Depois de tomar banho no lago, as capivaras passeiam pelo Parque Cesamar. (Foto: Monique Almeida/G1)Depois de tomar banho no lago, as capivaras passeiam pelo Parque Cesamar (Foto: Monique Almeida/G1)
Começou nesta segunda-feira (23), em Palmas, a retirada de carrapatos de áreas verdes do Parque Cesamar e de cerca de 70 capivaras que vivem no local. O trabalho é realizado após um diagnóstico que detectou cinco amostras positivas de carrapato que transmitem a febre maculosa brasileira. Foram analisados 671 carrapatos.
Conforme o diretor de Vigilância à Saúde da capital, Whisllay Maciel Bastos, a iniciativa é combater possíveis vetores da doença, que é também conhecida como febre do carrapato, e é transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim infectado por uma bactéria. Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.
Bastos diz que o trabalho será feito em etapas. Primeiro será feita uma pesquisa nos locais de maior infestação, depois serão delimitadas as áreas e em seguida será feita a aplicação de um produto, tanto nos locais onde as capivaras repousam, quanto nos animais. “A ideia é aplicar também nos animais, mas vamos ver se é possível”, explica, dizendo que o trabalho será feito por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses junto com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano.
Capivaras tomam sol, após se refrescarem nas água do lago no Parque Cesamar (Foto: Monique Almeida/G1)Capivaras tomam sol, após se refrescarem nas água do lago no Parque Cesamar
(Foto: Monique Almeida/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário