MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Número de motocicletas supera o de automóveis no Tocantins


Estado está entre os dez primeiros em relação à quantidade de motos.
Com o aumento dos veículos, crescem também os índices de acidentes.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Número de motos é bem maior que a de veículos de passeio no Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Número de motos é bem maior que a de veículos de passeio no Tocantins
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O Tocantins está entre os dez estados com o maior número de motocicletas, de acordo com levantamento baseado em dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).  Dos 530.085 veículos, 160 mil são carros de passeio e 260 mil são motos. Em Gurupi, no sul do estado, são 16 mil carros e 18 mil motos, conforme informações do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran).
Os preços mais acessíveis são um dos principais motivos que levam o consumidor a adquirir uma moto, como conta o vendedor Gustavo Fernandes. “Porque é mais fácil no trânsito e mais fácil você comprar. Pra você ir trabalhar, é muito mais ágil, sem falar que estacionar também.”
Em meio a esses benefícios que facilitam o dia a dia, o estudante Marcus Vinicius Barros optou também pela motocicleta. “Fica mais acessível. Gasto uma porcentagem menor de combustível do que se eu tivesse um carro. Tem também a facilidade de estar transitando no cento da cidade.”
Acidentes
E com o aumento de motocicletas, cresce também o número de acidentes. Somente em 2012, no Tocantins foram registrados 2980 acidentes, 1154 envolvendo automóveis e 1527 motocicletas. O lavrador Marcos Conceição faz parte das estatísticas. Ele foi vítima de dois acidentes de moto. “A primeira vez foi numa rotatória, o cara pegou na contramão e peitou em mim, essa vez, foi numa rotatória, ele deu seta para entrar e não entrou e eu me acidentei.”
Em Gurupi, no ano passado 1121 pessoas sofreram acidentes de motos.  O superintendente de trânsito do município, David Garcia, diz que é preciso maior consciência dos motoristas. “O condutor antes de comprar a moto não tira sua CNH [Carteira Nacional de Habilitação]. Compra devido à facilidade e começa a andar pelas ruas de Gurupi”, diz ele, acrescentando que, como o motociclista não está preparado, o número de acidentes cresce. “O indivíduo, está nele, respeitar as normas para ter um trânsito com mais civilidade.”
Em Gurupi, 18 mil motos disputam espaço no trânsito com 16 mil carros (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Em Gurupi, 18 mil motos disputam espaço no trânsito com 16 mil carros (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário