MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Nível do Rio Doce pode atingir 10 metros em Colatina; PM evacua o Centro da cidade


Esta é a maior cheia da história do rio, segundo informação do secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli

  •  

Foto: Fabrício Britto
Fabrício Britto
Nível do Rio Doce volta a subir em Colatina
O nível do Rio Doce pode chegar a 10 metros. Esta é a maior cheia da história do rio, segundo informação do secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.

Durante a madrugada desta terça (24), o nível do rio voltou a subir e as principais ruas de comércio da cidade alagaram. A situação ficou tão crítica que a Polícia Militar começou a evacuar o Centro da cidade.

O comércio foi orientado a fechar as portas e moradores retiraram seus carros das ruas, ainda pela manhã. Ruas dos bairros Vila Nova, Esplanada e Marista estão tomadas pelo Rio Santa Maria, que deságua no Rio Doce.

A Ponte Florentino Avidos, que passa por obras de ampliação, foi interditada. Em outro ponto da cidade, a Ponte de Ferro, que liga Vila Nova ao bairro Marista, também foi fechada para tráfego, devido à alta do rio.

Igreja

No bairro São Marcos, a creche municipal que servia de abrigo para moradores desalojados foi condenada pela Defesa Civil. A igreja católica do bairro está servindo, como alternativa, de abrigo.

As ruas Cassiano Castelo, Expedicionário Abílio dos Santos e o calçadão da Geraldo Pereira já estavam tomados pela enchente. Semáforos do Centro da cidade foram desligados.

No Centro de Colatina, muitos prédios, mais antigos, não têm garagem. Por isso, moradores estacionam seus veículos na Avenida Getúlio Vargas - a principal da cidade. A orientação da PM é de que esses carros sejam levados para áreas mais altas, como as dos bairros Operário e São Marcos.

Abastecimento de água

o prefeito Leonardo Deptulski disse nesta terça-feira (24), em entrevista para a Rádio CBN, que o abastecimento de água potável ficará comprometido por, pelo menos, uma semana. Os moradores devem fazer reserva de água.

Acesso

É impossível acessar Colatina pela BR 259. Devido a ameaça de deslizamento de uma encosta à margem da rodovia, nas proximidades do Posto Girassol, a pista foi interditada. A via alternativa, que seria a Rua Pedro Epichin, no bairro Colatina Velha, está inundada.

Baixo Guandu

Em Baixo Guandu, Região Noroeste do Estado, seis mil pessoas estão ilhadas em quatro distritos do município: Vila Nova do Bananal, km 14, Ibituba e Alto Mutum.

As estradas estão intransitáveis, cheias de barrancos, somente de helicóptero foi possível levar ajuda aos moradores. Eles estavam desde o final de semana ilhados aguardando alimentação, medicamentos, e socorro.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que três helicópteros foram para o município, por volta das 15h de ontem (24). Um da Força Aérea, outro da Marinha e o terceiro do Exército.

No Distrito de Vila Nova do Bananal, tinha um senhor que estava aguardando resgate desde as 4h da madrugada. A casa dele deslizou e as duas pernas dele foram quebradas, e com fratura exposta. Ele foi encaminhado para atendimento médico na sede.

Além do Rio Doce e Rio Guandu, hoje uma enxurrada fez um córrego elevar no bairro Sapucaia, aumentando mais ainda o número de alagamentos. Não há estimativa de quantos atingidos por lá. O bairro está bem destruído.

Teve deslizamento de terra e quatro casas caíram nos bairros Sapucaia e Rosário. Cerca de 400 pessoas estão desalojadas e 90 desabrigadas. Eles estão em escolas do município. As doações estão sendo recolhidas no Ginásio Poliesportivo.


No município um homem morreu no distrito do km 14 n a última quinta-feira (19). Sidnei Kruger, de 29 anos, foi carregado de moto pela enxurrada. A Defesa Civil Estadual informa que há outra morte no município, mas ainda não foi identificada.
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário