MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Mais um recorde do Brasil da Dilma: a pior Bolsa de Valores do mundo!


http://ec.i.uol.com.br/album/100823_bovespa120anos_f_025.jpg
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deve fechar o ano com o pior desempenho entre as bolsas do mundo, aponta levantamento do analista Jason Vieira, diretor-geral do portal de informações financeiras MoneYou. Segundo o ranking das principais bolsas de 48 países, a Bovespa aparece na lanterna. De janeiro até o fechamento do pregão de sexta-feira (20), o Ibovespa acumulou queda de 16,1%. Em 2012, o principal índice da bolsa brasileira terminou o ano com ganho de 7,4%.
 
"O Ibovespa tem sido o pesadelo dos investidores no Brasil e no exterior", afirma Vieira. O segundo pior desempenho em 2013 em moeda local, segundo o ranking, é o da bolsa do Chile (IGPA ), com desvalorização de 13,35%. Na sequência, estão as bolsas da Colômbia (IGBC) e da Turquia (XU100), que perderam no ano, respectivamente, 9,32% e 9,27%. Das 48 bolsas analisadas, 10 acumulam perdas no ano. Na outra ponta, o destaque positivo é o índice Nikkei 225, do Japão, que avançou 59,85% no ano. Também com alta de mais de 50% estão as bolsas dos Emirados Árabes (57,29%) e do Paquistão (50,47%).
 
Entre os fatores que explicam o mal desempenho da Bovespa em 2013, o diretor da MoneYou cita o temor de risco regulatório por parte dos estrangeiros, os juros altos, o PIB decepcionante, o tombo das ações do grupo EBX, de Eike Batista, e a falta de rumo para as ações de estímulo econômico. "Apesar do desempenho do mercado de trabalho, com baixo desemprego, o PIB tem decepcionado a cada divulgação.
 
Não existem reduções de IPI o suficiente para impulsionar a economia em estado de "bolha" e além disso, a alta da inflação no meio do ano, aliada aos protestos afundou a confiança na economia. Não há Copa que salve", analisa Vieira. "A comunicação do governo através de seu grande ministro e a falta de um rumo concreto para as ações de estímulo econômico também afetaram em grande monta a noção de risco, o que afasta os investidores das bolsas de valores", acrescenta. (G1)  
BLOG DO CORONEL

Um comentário:

  1. E ai vem a Dilma nos ultimos dias do ano dizer ao brasileiros que o fator preponderante para a economia do Brasil estar indo muito mal , haja visto o desempenho da BMF, e simplismente psicologico ou por pressao psicologica, mas pergunto, de quem?, .
    Vivemos num pais onde o PT que nos iludir com conversa mole e ver se consegue ganhar as eleições de 2014 , e o pais vai continuar nessa M.

    ResponderExcluir