MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Em RR, empresária dá dica de como aproveitar a sobra de peru do Natal


Neuza Castilho ensina como encrementar restos da ceia natalina.
O famoso 'resto de ontem' é usado como base para outros tipos de prato.

Vanessa Lima Do G1 RR

Peru recheado com farofa. É vendido a peça inteira recheada, com aproximadamente 5kg; serve 10 pessoas - Preço: R$ 800. Onde: Empório Santa Maria (Foto: Diego Rousseaux/Empório Santa Maria) Resto de peru pode dar origem a outros pratos
(Foto: Diego Rousseaux/Empório Santa Maria)
Passada a ceia de Natal, é quase que tradição reunir a família e amigos em um almoço no dia 25 de dezembro. As sobras de comida costumam fazer parte do cardápio. Mas o famoso 'resto de ontem' pode ficar ainda mais saboroso e diferente.
A empresária Neuza Castilho, proprietária de uma cozinha semi industrial em Roraima, dá dicas do que fazer com o resto do peru. As receitas também podem ser feitas a base de frango e porco.
Risoto
O primeiro passo é desfiar a sobra do peru. Junto ao tomate, cebola, pimentão e azeite a gosto, o peru deve ser refogado. Após isso, é misturado ao arroz. Pode ser acrescentado ao prato ervilha, milho e azeitona. O detalhe final do risoto de peru é o queijo ralado e a batata palha.
Escondidinho
O peru já desfiado deve ser reservado. Caso aja necessidade, pode-se acrescentar algum tipo de tempero para dar um gosto a mais ao que será o recheio. O primeiro passo para fazer o purê é cozinhar as batatas, sem esquecer do sal. Depois de amassadas, as batatas são misturadas com leite, manteiga e requeijão.
Unte o refratário com manteiga ou óleo para a montagem do prato. A primeira camada, bem extensa, será de purê. Em seguida é colocado o recheio de peru, e mais uma camada de purê. Queijo ralado ou mussarela pode ser jogado por cima do escondidinho que, por último, deve ser levado ao fogo para gratinar.
Receita paraense
Neuza Castilho, que é natural do Pará, brinca que essa opção de receita é 'cura ressaca do Natal'. O detalhe desse prato é a mistura de ingredientes títpicos da culinária paraense ao peru, como o jambú. Até mesmo a carcaça, onde geralmente fica sobra de carne, pode ser aproveitada.
O preparo da receita inicia com o tucupi sendo colocado para ferver. Acrescenta-se alho, chicória e o peru. Em um outro recipiente, o jambú deve ser levado ao fogo por cerca de dez minutos. Depois de escorrida, a erva é misturada aos demais ingredientes. O prato pode ser servido com arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário