MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de dezembro de 2013

Deputado pede rigor com embarcações que passam na Baía de Todos os Santos


Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Marcelino GaloO deputado estadual Marcelino Galo (PT) cobrou neste sábado (21/12) mais rigor na fiscalização de embarcações que são abastecidas com óleo, gás e petróleo no terminal químico do Porto de Aratu e navegam com essas substâncias pela Baía de Todos os Santos. O petista ressaltou que acidentes como o do navio Golden Miller, que explodiu na noite de terça-feira (17) enquanto era carregado com 5.800 toneladas de gás propeno, comprometem o ecossistema marinho e também a sobrevivência das famílias que tiram o sustento da pesca na Baía de Todos os Santos.
“Dezenas de famílias que vivem da pesca artesanal, em Salvador, Candeias, e outras cidades da região da Baía de Todos os Santos, reclamam prejuízos depois da explosão do gás propeno e vazamento de 100 litros da mistura de óleo e lubrificante do navio Golden Miller, no Porto de Aratu. Pescadores, marisqueiras, comunidades quilombolas e a população da área atingida também estão preocupados com os gases tóxicos do navio estrangeiro lançado ao ar com a explosão”, disse Galo.
Marcelino Galo, coordena a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia e ocupa a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa.
Esse não foi o primeiro incidente envolvendo um navio com a bandeira das Bahamas no Brasil. Em 1998, a embarcação despejou 22 mil toneladas de ácido sulfúrico na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. A empresa responsável pelo resíduo só foi condenada 14 anos depois, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A indenização estipulada foi de R$ 20 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário