MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de abril de 2013

Saúde registra mais de 250 notificações de leptospirose na capital


Notificações foram registradas nos primeiros meses deste ano.
Doença é causada pelo contato com a urina de animais infectados.

Do G1 AC

Enchente do Rio Acre atinge o Bairro Taquari em Rio Branco (Foto: Rayssa Natani / G1)Enchente aumenta o risco de
leptospirose (Foto: Rayssa Natani / G1)
Nos primeiros meses deste ano, mais de 250 notificações de leptospirose foram registradas em Rio Branco, de acordo com a Secretaria Municiapal de Saúde. Destes, 30 foram confirmados. Com o retorno das famílias atingidas pela cheia para suas casas, a secretaria orienta com relação aos cuidados necessários para a prevenção de doenças que surgem com mais facilidade durante o período de enchente e pós-enchente.
"O que a gente tem de mais frequente durante esta época é a leptospirose e crianças apresentando diarreia", afirma a secretária municipal de saúde, Alexandrina Chaves.
As regiões com maior índice da doença são os bairros atingidos pela enchente. "É importante que as famílias tenham cuidado com as crianças. Não deixar os pequenos nadarem nas águas sujas, verificar se elas estão sempre calçadas, não deixar que elas andem nas áreas alagadas e manter sempre a higiene", orienta Alexandrina.
Leptospirose
A doença é causada por uma bactéria do gênero Leptospira e é transmitida pelo contato direto ou indireto com a urina de animais infectados. Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), a maior incidência da doença é em áreas urbanas e rurais de regiões tropicais e sub-tropicais, havendo o aumento dos números de casos nas épocas mais chuvosas e quentes.
Os principais reservatórios da doença são os roedores das espécies: rattus norvegicus (ratazana ou rato de esgoto), rattus rattus (rato de telhado ou rato preto), mus musculus (camundongo ou catita). Além desses, outros reservatórios importantes são: caninos, suínos, bovinos, equinos, ovinos e caprinos.
Com a cheia do Rio Acre, a preocupação com a leptospirose existe porque a urina dos ratos, presente nos esgotos e bueiros, mistura-se às águas e à lama. Dessa forma, qualquer pessoa que tiver contato pode infectar-se. A bactéria presente na água ou lama contaminadas penetra no corpo pela pele com lesões e pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada

Nenhum comentário:

Postar um comentário