MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Corrida de Jericos em Panelas, PE, é cancelada por causa da seca


Estiagem fez com que prefeito da cidade suspendesse festival tradicional.
Falta de abastecimento d'água é o principal problema enfrentado na região.

Do G1 PE

A seca que atinge Pernambuco provocou o cancelamento do Festival de Jericos, evento tradicional que acontece em Panelas, no Agreste do estado. O festival foi criado há 41 anos e será a primeira vez que não acontecerá.
O festival era realizado desde o início da década de 1970 sempre no dia 1º de maio. Havia competições, como a da melhor fantasia. Em seguida, acontecia a tradicional corrida dos jericos. A população de 25 mil habitantes da cidade quadruplicava na época da festa. “O motivo principal é a calamidade pública que se instalou em Panelas por conta do colapso do abastecimento d’água. Todo mundo que vem à cidade está vendo hoje o descaso da Compesa no abastecimento à população residente”, afirmou o prefeito Sérgio Miranda.
Sérgio conta que preferiu cancelar o evento para que os turistas não sofram com a falta de abastecimento. “Você imagina agora receber 60 mil, 80 mil pessoas no festival e submeter toda essa população à humilhação e ao vexame de não ter sequer água para sua higiene. Eu não tive outra alternativa a não ser suspender o Festival de Jericos”, afirmou o prefeito.
A Compesa informou que uma empresa foi contratada para construir, de forma emergencial, uma adutora de cinco quilômetros na Barragem de Patameira. A companhia aguarda uma autorização para o início das obras, pois o local é particular. Atualmente, o município de Panelas está sendo abastecido por carros-pipa e chafarizes. Ainda de acordo com a companhia, a barragem São Sebastião, o único manancial da cidade, secou.
A população do município tem recorrido aos chafarizes públicos para conseguir água. “A situação tá muito precária. Eu chego aqui às 5h da manhã, tenho uma filha de três anos e seis meses, que tem que acordar para vir comigo. É um sufoco. Não deixo minhas vasilhas secarem, porque se secar é muito pior” , lamentou a dona de casa Josenilda Maria da Silva.
O comércio de Panelas também está sendo afetado com a seca. O comerciante Heleno Sabino Neto tem um restaurante na cidade que costumava ficar cheio no dia da corrida.  Ele conta que, sem água suficiente, não consegue atender todos os clientes. Heleno faz as contas do prejuízo que vai ter sem a realização do festival. “Em torno de uns R$ 10 mil. Eu atendo aqui mais ou menos umas 200 pessoas por dia e atendia umas 5 mil, 6 mil pessoas no festival. Sem higienização, sem nada, não tem como atender esse pessoal”, explicou o comerciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário