MEDIÇÃO DE TERRA

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terça-feira, 2 de abril de 2013

Com desconto no IPI 'congelado', Hyundai muda preços do HB20 sedã


Carro será lançado neste mês com preços menores que os divulgados.
Montadora havia decidido valores considerando ajuste previsto no imposto.

Do G1, em São Paulo

HB20S sedã (Foto: WM Photo Studio/Divulgação)HB20S sedã (Foto: WM Photo Studio/Divulgação)
Com o "congelamento" no desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) anunciado no último sábado (30) pelo governo federal, a Hyundai reviu para baixo os preços divulgados para o lançamento do HB20S, a versão sedã do HB20.
O modelo chega às lojas no próximo dia 20, custando a partir de R$ 38.995, e não R$ 39.495, como havia sido divulgado pela montadora na ocasião da apresentação do carro, no mês passado.
Assim, os preços do sedã foram revisados e serão os seguintes para o lançamento:
HB20S 1.0 Comfort Plus (só manual): R$ 38.995 (antes eram R$ 39.495)
HB20S 1.0 Comfort Style (só manual): R$ 42.095 (antes eram R$ 42.675)
HB20S 1.6 Comfort Plus (só manual): R$ 43.995 (antes eram R$ 44.995)
HB20S 1.6 Comfort Style Manual: R$ 47;095 (antes eram R$ 48.175)
HB20S 1.6 Comfort Style Automático: R$ 50.295 (antes eram R$ 51.375)
HB20S 1.6 Premium Manual: R$ 49.595 (antes eram R$ 50.795)
HB20S 1.6 Premium Automático: R$ 52.795 (antes eram R$ 53.995)
Desconto no IPI ia diminuir
Ao definir inicialmente os valores do HB20S, em março, a fabricante levou em conta a redução no desconto no IPI que estava prevista, de acordo com calendário do governo, para acontecer nesta segunda (1º). Mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no último sábado que as alíquotas do IPI permanecerão até o fim do ano como estão desde janeiro passado (veja mais detalhes). Ou seja, um pouco acima do que estavam quando o desconto começou a valer, em maio de 2012.
Para carros 1.0, o IPI atualmente é de 2% -passaria a ser de 3,5% se não houvesse a prorrogação do governo. Para motorizações acima de 1.0 e até 2.0, a alíquota até o fim do ano ficará em 8% -deveria subir para 10% no início deste mês.
Os preços do HB20 e do "aventureiro" HB20X não tiveram alteração na tabela de abril, diz a Hyundai. O hatch parte de R$ 32.935, preço já acima do que tinha quando foi lançado, em setembro passado (R$ 31.995). O "cross" mantém os valores divulgados quando chegou às lojas, em fevereiro passado, partindo de R$ 48.755.
Outras montadoras estudam mudanças
Além da Hyundai, a Volkswagen e a Peugeot, que recentemente anunciaram novos preços para seus produtos, dizem que deverão divulgar novas tabelas. A Peugeot apresentou, há duas semanas, o compacto 208, que também chega às lojas neste mês. E a Volkswagen mostrou, na semana passada, a linha 2014 de Fox, CrossFox, Golf, Gol e Polo.
Como são as versões do HB20S
A versão básica do HB20S, Comfort Plus com motor 1.0 flex (80 cavalos) e câmbio manual, inclui direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, sistema de som CD player, MP3 player, Bluetooth e entradas USB e auxiliar; fixações Isofix, chave canivete, alarme, vidros elétricos nas quatro portas, ajuste de altura do banco do motorista, volante com comandos do rádio e airbag duplo, entre os principais itens.
A intermediária Comfort Style 1.0 acrescenta freios ABS, com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), rodas de liga-leve, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisores elétricos e faróis de neblina.
HB20S (Foto: Divulgação)HB20S (Foto: Divulgação)
Para motores 1.6 (128 cv) flex, a Comfort Plus tem os mesmos equipamentos da 1.0, mas possui ainda freios ABS com EBD. A Comfort Style 1.6 repete a lista da 1.0, além de ter a opção de câmbio automático.
E a topo de linha Comfort Plus oferece rodas aro 15, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis e sistema de áudio.
O HB20S tem 4,23 m de comprimento, 2,5 m de distância entre-eixos, 1.68 m de largura e 1,47 m de altura. O porta-malas tem 450 litros de capacidade.
Fabricado em SP
O sedã do HB20 é o terceiro modelo fruto do projeto criado especialmente para o mercado brasileiro e que é o foco da primeira fábrica da Hyundai no país, que começou a funcionar em setembro passado em Piracicaba (SP).
Naquele mesmo mês, a montadora sul-coreana apresentou o seu primeiro lançamento nacional, o hatch HB20 que, em dezembro passado já figurava entre os 10 carros mais vendidos. Em fevereiro e março ele ocupou a quarta posição no ranking.
Um mês depois, o compacto ganhou mais um rival, num segmento liderado há décadas pelo Volkswagen Gol: o Chevrolet Onix. Este também foi um projeto feito para o Brasil e que, a exemplo do HB20, resultaria mais tarde em um sedã. Em poucos meses, o Onix também chegou ao top 10 do ranking dos mais emplacados.
HB20S (Foto: WM Photo Studio/Divulgação)Sedã completa 'família' HB20
(Foto: WM Photo Studio/Divulgação)
No segundo capítulo dessa "briga", a General Motors saiu na frente e lançou, na última terça-feira (26), o Onix sedã, batizado de Prisma -o carro que tinha esse nome, feito a partir do Corsa, deixou de ser fabricado no ano passado. O modelo conta com duas opções de motores: 1.0 (80 cv) e 1.4 (106 cv), ambas com câmbio manual, e parte de R$ 34.990.
Diferente da concorrente, a Hyundai optou por seguir um "modelo" para dar nome aos seus carros brasileiros, e vai apenas adotar a letra S ao título HB20 para o sedã, assim como colocou um X para difenciar a versão "aventureira", HB20X, lançada no mês passado.
Quem também tenta esquentar a briga dos compactos é a Toyota, que lançou, de uma vez, também em setembro passado, o Etios hatch e Etios sedã. Mas eles ainda não conseguiram figurar entre os 10 mais emplacados.
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Hyundai HB20S (Foto: Divulgação)Hyundai HB20S (Foto: Divulgação)

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