MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Um milhão de novos peixes repovoam águas do Velho Chico

 

Homenagens a Bom Jesus dos Navegantes movimentaram Penedo, AL.
Durante a festa, Rio São Francisco ganhou um presente.

Do Globo Rural
A balsa se distancia do Rio Penedo. Igrejas e casarões históricos ficam para trás. Os tanques sobre a embarcação transportam vida nova para o rio, um milhão de peixes novos criados em cativeiro estão prontos para serem soltos nas águas do Velho Chico.
Os peixes são de espécies nativas que andam sumidas das águas. Os filhotes foram soltos em três pontos do rio e os banhistas foram pegos de surpresa e puderam acompanhar tudo de perto.
Na volta ao porto, a população foi convidada a participar. Na margem do rio, eles ajudaram a soltar os peixes reproduzidos no laboratório da Codevasf.
Há oito anos, a Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, realiza o peixamento em Penedo, durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes.
A cidade estava em festa. Na igreja onde fica a imagem de Bom Jesus, os fogos e os sinos homenagearam o protetor dos pescadores.
Uma multidão de fieis seguiu pelas ruas de Penedo em procissão. Depois, a imagem foi transportada em uma balsa pelas águas do Velho Chico. Dezenas de embarcações acompanharam a procissão fluvial. Para os pescadores, o momento foi de agradecer o presente recebido pelo rio, que em breve vai virar alimento e renda para as famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário