MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Praga provoca perda nas lavouras de tomate de Goianápolis, GO

 

Departamento de Agricultura estima queda de 50% na produção.
Previsão nesta safra era colher por volta de 20 mil toneladas do fruto.

Do Globo Rural
O município de Goianápolis, em Goiás, tem mais de 30 produtores de tomate e a estimativa nesta safra era colher por volta de 20 mil toneladas do fruto. Mas deverá haver queda na produção.
A produção esperada era de cerca de nove toneladas na plantação de 12 mil pés cultivados em dois hectares, mas o atque da broca do tomate causou perdas na lavora. O pequeno furo é por onde as larvas da mariposa saem depois de se desenvolverem dentro do fruto.
O produtor Lineker Raniele Silva diz que fez as aplicações de inseticidas, mas o ataque da praga foi muito grande. Já foram feitas duas colheitas e o produtor sabe que colherá 4,5 toneladas, a metade do esperado."A gente espera recuperar o dinheiro investido. Se não subir a broca, dá para tirar um pouquinho, mas não o que era estimado", lamenta.
Outra propriedade da região, com 40 mil pés cultivados nos quase cinco hectares, também sofreu o ataque da broca, mas com menor intensidade. Os frutos estão saudáveis e nos frutos não há o furo deixado pela larva. Os tomateiros carregados devem render boa produção. A colheita começa em 20 dias e, mesmo com perda estimada de 10% na lavoura, o produtor Elimar da Silva acredita que terá lucro. A caixa com 24 quilos de tomate está sendo vendida por até R$ 50, quase o mesmo preço de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário