MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Queda na oferta de mamão provoca aumento no preço do fruto no ES

 

Excesso de chuva está comprometendo lavouras do norte do estado.
Umidade prejudicou as plantas e a qualidade dos frutos.

Do Globo Rural
O excesso de chuva nas lavouras deixou muitos pés de mamão no chão. Até agora choveu o volume esperado para todo mês de janeiro. Com a terra encharcada o mamoeiro sofre com a ação de um fungo que ataca as raízes. A planta perde resistência e morre. O fruto também fica contaminado.
O produtor só percebe o prejuízo quando o mamão maduro chega ao consumidor. O fungo na base deixa o fruto impróprio para o consumo. Muitos frutos da fazenda em Jaguaré, no norte do Espírito Santo, chegaram ao mercado sem condições de consumo. “Eu já tive rejeições no supermercado. Quando o problema aparece, eu tenho de ressarcir as pessoas”, diz o agricultor Aroldo Cunha.
O produtor Aroldo Cunha já perdeu mais de mil plantas. A produção que era de 35 toneladas de mamão por semana caiu para 30 toneladas. Com toda chuva, a aplicação de fungicidas fica prejudicada.
Mesmo com o trabalho de prevenção, o produtor Geraldo Fereguetti também teve perdas. Valetas nas lavouras foram feitas para drenar a água, mas mesmo assim mais de 15 mil plantas foram perdidas. A queda na produção causou aumentou no preço do fruto. O quilo do mamão é vendido por R$ 0,80, mais que o dobro do valor praticado no mesmo período do ano passado. O Espírito Santo é o segundo maior produtor de mamão do país e só perde para a Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário