MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Produtores da região noroeste apostam na comercialização de tilápia

 

No estado de São Paulo cerca de 1,7 mil toneladas são produzidas por mês.
Procura por fábrica de rações para peixe também aumenta.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
A comercialização da espécie de peixe tilápia está sendo um ótimo negócio para produtores de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo. Os piscicultores que decidiram investir na criação e engorda do peixe não se arrependeram. O consumo nos últimos tempos só aumenta e há falta da espécie para atender a demanda do mercado.
O piscicultor Emerson Esteves acompanha de perto a ampliação do criadouro de alevinos em sua propriedade. “Depois que a obra que estamos realizando aqui estiver pronta a produção que hoje é de um milhão de filhotes por mês vai passar para sete milhões”.
Esteves é o único produtor de alevinos em um raio de 100 km, e os investimentos em novos laboratórios e tanques são apenas o começo, pois o mercado promete muito mais. Só no Estado de São Paulo cerca de 1700 toneladas de tilápia são produzidas por mês, perdendo apenas para o Ceará. Santa Fé do Sul é uma das maiores produtoras do estado e o motivo está no clima tropical e a qualidade da água do Rio Paraná que favorecem a criação do peixe.
Para o empresário e psicultor Ramon Amaral, a expectativa é de um aumento na produção em mais de 50%. “Hoje tiro cerca de 140 tonelados de tilápia por mês dos tanques redes que ficam no rio Paraná. Pretendo chegar a 220 toneladas já neste ano”.
O empresário investe também em uma fábrica de ração. "A procura é tão grande para este tipo de serviço que não estamos suportando a demanda, a fábrica de ração está passando por uma ampliação”.
Com isso a produção que é de 900 toneladas ao mês deve passar para 3500. O frigorífico que vende 180 toneladas por mês deve chegar a 300. Com esse aumento, crescem também as oportunidades de emprego. As empresas da família de Amaral devem contratar mais 70 funcionários nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário