MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

No Pantanal de MS, pesquisadores registram vida subaquática

 

Laurence Wahba e Luciano Candisani viajaram com equipe da TV Morena.
Rio Touro Morto é considerado um dos principais berçários de peixes.

Do G1 MS
Conheça os recantos mais isolados de um santuário natural pouco explorado no Pantanal sul-mato-grossense. Ao longo de três meses, a equipe da TV Morena percorreu refúgios para fazer filmagens subaquáticas.
A viagem começou pelo rio Miranda, onde se encontra com as águas do rio Aquidauana. No inverno pantaneiro, o nível da água nos rios está alto. A matéria orgânica presente deixa a água com cor de chá.
Os convidados da viagem são o documentarista Lawrence Wahba, acostumado a se aventurar pelo mundo para registrar a vida selvagem, e o fotógrafo e biólogo Luciano Candisani, também especialista em fotografar a natureza.
O rio Touro Morto é um dos principais berçários do pantanal sul, e importante para a reproduzção dos cardumes. No fundo do rio, a vegetação rasteira baila como algas dançantes. Wahba e Candisani registram imagens de cardumes de piaus três pintas, sauás, pacus, piranhas, piraputangas.
Debaixo dos camalotes, as raízes oferecem esconderijo para crustáceos, pequenos peixes e uma infinidade de microrganismos. Comida de sobra, sossego e natureza preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário