MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Maior feira de ovelhas do RS deve comercializar 5,5 mil animais


Feovelha atrai criadores de outros estados ao Rio Grande do Sul.
Objetivo é a compra de matrizes para a ampliação do plantel.

Do Globo Rural

O clima é de otimismo na feira de ovelhas de Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul. O bom momento da atividade pode ser percebido pelo investimento na qualidade do rebanho. A Feovelha termina no domingo (29).
Os tratadores limpam e aparam a lã para melhorar a aparência e valorizar os animais que participam dos leilões. O criador Paulo Sérgio levou mais de 300 ovinos para venda. “É um ótimo momento com a valorização da carne e da lã, com o apoio que nunca a ovinocultura teve com linhas de crédito. É um momento ímpar. Muitas pessoas estão retornando à atividade da ovinocultura”, diz.
A feira com 5,5 mil teve redução de dois mil em relação ao ano passado, situação vista com bons olhos pelos organizadores. A diminuição deve-se a um programa do governo do estado de retenção de matrizes que tem o objetivo de aumentar o rebanho ovino e aproveitar o momento de valorização do produto.
“Um dado da secretaria do estado mostra que este ano foram abatidos cerca de 80 mil ventres a menos em relação ao ano passado. Isso mostra que o produtor está usando recursos para ficar com os animais no campo”, explica Max Garcia, diretor do sindicato rural.
O criador Osvaldo Chaves Lima, de Santa Catarina, foi à feira comprar matrizes para ampliar o plantel. “Nós temos muita dificuldade de conseguir fêmeas na região. A procura é grande. No ano passado, a gente conheceu esse evento e achou bastante interessante. A gente tem condições de escolha de animais de boa qualidade", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário