MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Seca deve provocar queda de 46,6% na produção de milho no RS


Soja deve registrar redução de 31,6%, de acordo com a Emater.
Estiagem deixou 328 municípios em situação de emergência no estado.

Do Globo Rural
A Emater divulgou na quinta-feira (26) novo levantamento das perdas agrícolas com a estiagem no Rio Grande do Sul, que deixou 328 municípios do estado em situação de emergência.
Os arroios na região central ainda estão abaixo do nível normal. As chuvas dos últimos dias não foram suficientes para reverter a situação. O fumo não cresceu em muitas propriedades e houve perdas significativas nas lavouras de milho.
O agricultor Renato Nitsche calcula que irá colher apenas 20% do previsto. “A expectativa é a safrinha. Com a chuvinha, deu para plantar um pouco e tem um pouco para plantar ainda”, diz.
De acordo com os dados da Emater, a produção de soja deverá cair 31,6%. No milho as perdas são de 46,6%. No caso do arroz, a redução estimada é de 15,8% em relação à safra anterior.
A prefeitura de Venâncio Aires calcula que com a seca mais de 20 mil pessoas na área rural tiveram problemas com o fornecimento de água. Para evitar que a falta d’água se agravasse, a prefeitura e a companhia responsável pelo abastecimento entraram em um acordo com os arrozeiros do município. A ideia é que as bombas usadas para a irrigação das lavouras só sejam acionadas para puxar água dos arroios durante a madrugada. Dezesseis bombas fornecem água para 12 propriedades rurais. Os equipamentos só podem funcionar das 23hs às 4hs.
O agricultor Daniel Kesller, que cultiva 45 hectares de arroz, seguiu a orientação. “A gente sempre tem que pensar no município, na cidade”, diz.
No Paraná, os dados mostram as perdas chegam a uma média de 17% na soja e a 19% no milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário