MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Goianos com até 29 anos poderão se vacinar contra a Hepatite B

 

Secretaria Municipal de Saúde divulgou nova faixa etária nesta terça (10).
Segundo a SMS, houve aumento de casos nesse grupo desde 2010.

Do G1 GO
A partir deste mês, jovens com idade até 29 anos poderão receber a vacina contra a Hepatite B (HB). A divulgação da nova faixa etária foi feita nesta terça-feira (10), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. Na capital, a população pode encontrar a vacina em todas as unidades de saúde.
Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da SMS, Grécia Carolina Pessoni, até 2010, apenas jovens de até 19 anos eram beneficiados. Em 2011, a faixa etária subiu para 24 anos e, em 2012, foi para 29 anos. “Nós verificado que esse grupo tinha uma vulnerabilidade muito grande e foi constatado um aumento no número de casos”, explica. No entanto, ela ressalta que houve uma queda de casos nos grupos que passaram a ser imunizados.
De acordo com a coordenadora, foi observada uma queda de 200 pessoas com a doença ao ano - somando os últimos 10 anos. Em 2009, foram registrados 500 novos casos e, no ano seguinte, esse número caiu para 200. Grécia Carolina informou também que em Goiânia 1,4 mil pessoas estão infectadas com a Hepatite B e 134 mil estão suscetíveis a contrair a doença. Essas últimas são as que vão ser imunizadas a partir deste ano.
Hepatite B
A hepatite B é uma doença infecciosa, viral, que pode ser transmitida sexualmente ou pelo compartilhamento de objetos como seringa e alicates de unha. Ela pode se desenvolver de forma assintomática e sintomática e é responsável por grande número de casos de cirrose hepática e carcinoma hepático, em consequência da infecção crônica. Segundo a SMS, a medida de prevenção e controle mais segura contra a doença é a vacina. Após as três doses necessárias, sua eficácia chega a 95% ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário