MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pacientes esperam até 8h na fila para ter remédios em farmácia de Cuiabá

 

Farmácia é responsável pela distribuição dos medicamentos no estado.
Governo do estado alega haver grande demanda por conta do fim do ano.

Ericksen Vital Do G1 MT
Mais de 100 pessoas lotaram na tarde desta terça-feira (10) a Farmácia de Alto Custo, em Cuiabá, à procura de medicamentos para tratamento de doenças graves. Pacientes crônicos chegaram a ficar até oito horas na fila de espera, sendo que muitos desistiram e voltaram para casa sem o remédio.
José Ramos, que é transplantado há dez anos, disse ao G1 que chegou às 9h na farmácia, mas que só conseguiu retirar o medicamento às 17h. “Se eu não tomar esse medicamento, o meu rim pode parar”, declarou, lembrando dos difíceis cinco anos que ficou fazendo hemodiálise. Ele disse que o problema na farmácia aumentou no último mês.
A aposentada Isaura Nogueira relatou que nem mesmo a senha preferencial estava seguindo o ritmo normal. Ela ficou mais de quatro horas na fila de espera para pegar o medicamento do marido que é deficiente físico. “Meu marido ficou em casa sozinho. Eu faço tudo por ele. E se acontecer alguma coisa com ele?”, questionou preocupada. Já a auxiliar de restaurante, Deisiane dos Santos, desistiu de pegar o remédio para a avó porque tem que trabalhar a noite. “Vou voltar outro dia e tentar pegar o remédio contra a osteoporose para a minha avó”, comentou.
A farmácia, que é responsável pela distribuição dos medicamentos no estado, foi repassada em julho do ano passado para o Instituto Pernambucano de Assistência Social (IPAS). A organização social venceu o processo licitatório para administrar o setor. Atualmente, 23 mil pacientes dependem desta prestação de serviço.
De acordo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, o atendimento na Farmácia de Alto Custo na capital funciona com horários previamente agendados. No entanto, informou a secretaria, a demanda aumentou devido ao recesso do final deste ano. Ainda segundo o órgão, todas as pessoas que estão na fila de espera devem ser atendidas ainda nesta terça-feira (10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário