MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Em PE, Homem da Meia-Noite desfila com Galo da Madrugada no carnaval

 

Encontro inusitado vai comemorar os 80 anos do gigante olindense.
Luiz Gonzaga também será homeageado, com direito a forró em ritmo de frevo.

Katherine Coutinho Do G1 PE
Bonecos gigantes do Homem da Meia-Noite e de Enéias Freire, fundador do Galo da Madrugada  (Foto: Katherine Coutinho/G1)Gigantes: Homem da Meia-Noite e  Enéas Freire,
fundador do Galo (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O bloco carnavalesco Galo da Madrugada vai ter um convidado ilustre no carnaval de 2012. Comemorando 80 anos, o mais famoso 'gigante' de Olinda, o Homem da Meia-Noite, que, tradicionalmente, só sai na festa de Momo na madrugada do domingo, vai desfilar junto com o maior bloco do mundo na manhã do sábado de Zé Pereira. Outro homenageado pelo Galo, anunciado na coletiva desta quarta-feira (9), na sede da agremiação, no Recife, é o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que completaria 100 anos em dezembro do próximo ano.
O encontro inusitado do Galo com o Homem da Meia-Noite é um momento especial, segundo Luiz Adolpho Alves e Silva, presidente do bloco olindense. "Para nós sairmos no sábado de manhã tinha que ter um motivo muito especial. Vai ser um encontro único", conta Alves e Silva. "Nós lutamos para manter viva a tradição de arrastar milhares de pessoas pelas ruas de Olinda a partir da meia-noite, mas são 80 anos. O 'Homem' merece essa festa", acrescenta.
Sanfoneiros e orquestra de frevo tocarão durante desfile do Galo da Madrugada (Foto: Katherine Coutinho/G1)Sanfoneiros e orquestra de frevo tocarão durante
desfile do Galo (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Para homenagear o Rei do Baião, o presidente do Galo, Rômulo Meneses, anunciou também durante a coletiva que além de forró em ritmo de frevo, os trios-elétricos vão contar com sanfoneiros. "Vamos unir a sanfona e a orquestra de frevo para prestar essa homenagem aquele que é um dos maiores ícones da cultura pernambucana", explica Meneses.
Outra novidade para este ano é o concurso para escolha do frevo do Galo da Madrugada. Em cima do tema "Galo, Frevo e Baião - Homenagem ao Rei do Baião", doze compositores vão defender suas criações nos sábados 10, 17 e 24 de novembro. A cada noite, duas composições serão selecionadas por um júri técnico. O grande vencedor sai no dia 19 de janeiro, escolhido através de voto popular e júri técnico.
Desenho mostra como será  um dos carros alegóricos (Foto: Katherine Coutinho/G1)Desenho mostra como será um dos carros
alegóricos (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Dos quatro carros alegóricos tradicionais do desfile do bloco, dois vão ser em homenagem ao Rei do Baião. Um, o "Asa Branca" conta com uma ave na frente. Já o de Gonzagão, promete o cenógrafo Ary Nóbrega, vai contar com um busto de Luiz Gonzaga, carrancas do São Francisco, mandacarus e sanfona. Os outros dois carros são o tradicional Bonde de São José e o Galo da Madrugada, que puxa o desfile.
Homem da Meia-Noite
O presidente da agremiação, Luiz Adolpho, ainda aproveitou a coletiva no Palácio do Galo, nesta quarta-feira (9), para anunciar algumas novidades no próximo ano. "Depois de 40 anos, nosso bloco vai voltar a sair com carros alegóricos", conta Alves e Silva. O tema do bloco do Carnaval 2012 vai ser 'O espetáculo não pode parar'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário