MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Em 3 horas, chove 38% do esperado para janeiro na Grande Vitória

 

Das 17h às 20h desta quinta-feira (5), chouveu, 57,8 mm, diz Defesa Civil.
Vila Velha decretou estado de emergência e Viana também vai decretar.

Amanda Monteiro Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Cruzamento das ruas Carlos Gomes Lucas com a Carlos Martins, em Jardim Camburi, Vitória, ficou alagado (Foto: Christiano Bongiovanni / VC no G1)Cruzamento das ruas Carlos Gomes Lucas com a Carlos Martins, em Jardim Camburi, Vitória, ficou alagado (Foto: Christiano Bongiovanni / VC no G1)
O volume de chuvas registrado em três horas na Grande Vitória correspondeu a 38% do esperado para todo o mês de janeiro, segundo a Defesa Civil estadual. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Edmilton Aguiar, das 17h às 20h desta quinta-feira (5), choveu, 57,8 mm. O esperado para o mês de janeiro é 150 mm.
Em Vitória, de quinta para sexta-feira, choveu 80% do esperado para o mês. Vila Velha decretou estado de emergência nesta quinta-feira e, segundo Edmilton Aguiar, Viana e Cariacica foram muito prejudicados e também devem decretar situação de emergência a qualquer momento.
"Antes, os prejuízos eram mais no interior do estado. Agora, está atingindo a Grande Vitória, onde reside a maior parte da população. Os números vão subir vertiginosamente", afirma o coordenador.
Aguiar explica que decretar situação de emergência é a forma do município informar que não tem condições de suportar o desastre de forma imediata. "Em situação de emergência, o município fica livre de algumas burocracias e pode contratar sem licitação, por exemplo", diz.
Em Vila Velha, a situação é agravada pelas ocupações em áreas de depressão, que ficam abaixo do nível do mar. "Não era para ninguém morar nessas áreas. Isso requer outro sistema de bombeamento, mais sofisticados, para impedir os alagamentos", afirma o coronel.
O coordenador reforça a importância dos prefeitos estruturarem cada Defesa Civil, para conseguir responder rapidamente e evitar que os problemas voltem a cada chuva.
Reforço
Para atender os municípios, a Defesa Civil Estadual conta com o reforço de 130 alunos cabos e soldados dos Bombeiros. Além disso, a Defesa Civil Nacional colocou uma equipe à disposição do estado. "O secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Viana, veio ontem e colocou uma equipe, composta por um meteorologista, um geólogo e um integrante do Exército, à disposição. Esses integrantes estão chegando e vão nos ajudar muito. Ter um representante do Exército é muito importante, por permitir contato mais rápido em caso de necessidade. Eles conseguem construir pontes móveis e entrar em locais alagados com carros altos".
Verba
Segundo o coordenador da Defesa Civil, ainda não há previsão de recursos financeiros do governo federal para ajudar o Espírito Santo. "No momento, contamos apenas com a ajuda técnica. No final de dezembro, foi assinado um convênio com o governo federal, na faixa de R$ 6 milhões para a construção de barragens. Mas esse dinheiro ainda não chegou", afirma Aguiar.
As ruas do Centro de Vila Velha ficaram alagadas com a chuva. (Foto: Danielle Cariello / TV Gazeta)As ruas do Centro de Vila Velha ficaram alagadas com a chuva. (Foto: Danielle Cariello / TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário