MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Agricultores cantam e rezam para homenagear Santos Reis no PI

 

Agricultores fazem peregrinação para agradecer pelas graças alcançadas.
São cinco dias de caminhada visitando as casas de São Félix do Piauí.

Do Globo Rural
A sexta-feira (06) é Dia de Santos Reis. No Piauí, uma tradição passada de pai para filho mantém a fé nos três homens que visitaram e presentearam Jesus logo após o nascimento. Durante os primeiros dias do mês de janeiro, os agricultores fazem uma peregrinação para agradecer pelas graças alcançadas.
O município de São Félix do Piauí, que fica a 160 quilômetros de Teresina, vive dias de religiosidade e penitência para homenagear os santos reis. O ritual que lembra os Três Reis Magos na casa do agricultor João dos Santos é realizado há mais de 40 anos.
Este ano, Gilmar fez o pedido aos santos reis. A mulher dele, que está muito doente, ficou curada após uma promessa feita pelo marido. Com a graça alcançada, a família dá início à penitência para agradecer aos Santos Reis. São cinco dias de caminhada visitando todas as casas da região.
O som do foguete marca a saída do reisado. O grupo chega a percorrer até 20 quilômetros em um dia. O cântico improvisado fala sobre a promessa feita pela família e pede uma contribuição para a festa dos santos reis, apelo que é sempre atendido. As doações vão desde alimentos até animais vivos.
O ritual termina com a chegada dos caretas. Agricultores de máscara e fantasiados, representando os guardiões do Menino Deus, juntam-se aos animais e encerram dançando com o boi. “É uma cultura que não pode deixar acabar. É uma cultura, realmente, da nossa região nordestina”, diz o professor Manuel Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário