MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Espírito Santo registra maior número de casos de dengue em 21 anos

 

Foram 54.648 casos de dengue notificados em 2011 no estado.
Ainda foram registrados um total de 3.328 casos da forma grave da doença.

Do G1 ES
O Espírito Santo encerrou o ano de 2011 com 54.648 casos de dengue notificados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o maior número de registros desde a década de 1990, quando os casos da doença passaram a ser contabilizados no estado. O período de abrangência foi de 2 de janeiro a 31 de dezembro de 2011.
Segundo a Sesa, foram registrados ainda um total de 3.328 casos da forma grave da doença - dengue com complicação e dengue hemorrágica -, incluindo 25 óbitos confirmados e cinco em investigação. Número total de registros superou 2009, quando 53.708 foram notificados. No entanto, com relação ao número de óbitos, o recorde continua sendo o do ano de 2009, quando foram registradas 62 mortes confirmadas.
Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da Sesa, Gilsa Rodrigues, a redução no número de óbitos se deve, sobretudo, à capacitação dos profissionais. "Quanto ao alto número de notificações, atribuímos ao fenômeno da interiorização, já que, além da concentração de casos na Grande Vitória, em 2011 mais casos foram notificados no interior", disse. A circulação de três tipos de vírus diferente (1, 2 e 3) no estado também contribuiu para o alto número de notificações, segundo a coordenadora.
De acordo com pesquisa realizada em 2011 pelo Núcleo de Entomologia e Malacologia da Sesa, foi constatado que oito municípios não foram infestados pelo vetor da dengue: Águia Branca, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino São Lorenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Ibitirama e Vargem Alta.

Para evitar a disseminação da doença, o Governo do Espírito Santo lançou em outubro do último ano o “Plano Estadual de Enfrentamento da Dengue 2011/2012”. Equipamentos específicos estão sendo adquiridos para dar suporte aos municípios. São 350 bombas costais manuais que expelem inseticida e 15 veículos fumacê – outras 115 bombas costais motorizadas já foram distribuídas e 35 estão à disposição. Os novos carros se juntarão aos demais 28, totalizando 43 veículos.
Os automóveis e as bombas serão disponibilizados para localidades que sofrem com surto momentâneo da doença. O investimento do Governo do Espírito Santo é de aproximadamente R$ 2 milhões.
Para hidratação das pessoas infectadas, foram identificadas 22 unidades hospitalares da rede própria e filantrópica, de norte a sul do Estado, que funcionarão com leitos de retaguarda.
Orientações
Gilsa Rodrigues destaca que os cidadãos precisam fazer a sua parte, já que cerca de 68% dos focos ainda então presentes nas residências, em reservatórios de água ou vasos de plantas.
“Orientamos que cada cidadão eleja um dia fixo na semana para fazer uma vistoria em todos os locais do domicílio visando impedir que o ciclo do mosquito se concretize”, recomendou.
Outra orientação é que, ao surgimento de sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, dor no fundo dos olhos e náuseas, a pessoa procure a unidade básica de saúde e beba bastante líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário