MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ataque de ácaro causa prejuízo nos pomares de lichia de São Paulo

 

Agricultor ainda busca formas de combater a praga.
Estado é o maior produtor nacional da fruta, com 68% da safra.

Do Globo Rural
O clima atrapalhou a produção de lichia na região de Bastos, em São Paulo. Os agricultores também tiveram que lidar com um ácaro que atacou os pomares e prejudicou ainda mais a cultura.
Na colheita na propriedade do agricultor Ernesto Maeda, que teve de enfrentar duas geadas, restam poucas frutas a serem colhidas nos 2,6 mil pés da plantação. A lavoura também sofreu com a falta de chuva. O produtor teve que irrigar a plantação, aumentando os custos em 10%.
Na região de Marília, em São Paulo, choveu apenas 19 milímetros em média entre os meses de junho e outubro. A média histórica para o período é de 62 milímetros. “Uma cultura perene, que teve o seu crescimento vegetativo. Afetou o início de floração. Isso resultou em uma menor produtividade”, explica o agrônomo Willibaldo Villa.
O ataque de ácaro que atingiu os pés de lichia no mês de julho também atrapalhou a produção. As folhas ganharam um aspecto diferente e os frutos não se desenvolveram. A praga é uma novidade para o agricultor que ainda busca formas de combate.
Em relação ao preço, o produtor Ernesto Maeda diz que não tem do que reclamar. O valor se manteve praticamente igual ao do ano passado. “Ficou na faixa de R$ 25 a R$ 30 a caixa de lichia. É um preço satisfatório”, avalia.
A lichia é uma fruta originária da China. O estado de São Paulo é o maior produtor nacional, com 68% da safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário