MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Paraguai tem suspeita de novo foco de febre aftosa

 

Em setembro, 820 bovinos foram sacrificados por conta da doença.
Fazenda no departamento de San Pedro foi bloqueada.

Do G1, com informações da Agência Estado
O governo do Paraguai bloqueou, nesta segunda-feira (2), uma fazenda de gado bovino no departamento de San Pedro, norte do país, por suspeita de um novo foco de febre aftosa, o segundo a ser registrado em três meses na mesma região. Em setembro passado, cerca de 820 bovinos foram sacrificados com rifle sanitário em uma fazenda localizada em San Pedro por causa da doença.
"Nossos técnicos foram verificar o relato do pecuarista Gustavo Trugger sobre a doença, que afetaria 170 de 194 animais de sua fazenda, mas encontraram apenas 114 bovinos no local", explicou Daniel Rojas, diretor da agência estatal de saúde animal do país, a Senacsa, durante entrevista coletiva realizada no Palácio do Governo. O presidente Fernando Lugo foi informado sobre o novo foco.
A propriedade está localizada no distrito de Piri Pukú, na periferia da cidade de San Pedro, capital do departamento (estado) de mesmo nome, a 340 km de Assunção.
Rojas esclareceu que na semana passada foi concluída a vacinação de 500 mil bovinos pertencentes a 4.500 produtores de San Pedro. Segundo ele, 300 pecuaristas não estavam cumprindo as regras do sistema sanitário oficial. Ele disse que dentro de dois dias sairão os resultados das amostras de sangue dos bovinos da fazenda de Trugger. "Mas queremos esclarecer que o mercado internacional está recebendo carne paraguaia de outras regiões produtoras, menos das fazendas de San Pedro", disse.
Miguel López, chefe do gabinete civil do palácio do Governo, disse em outra coletiva de imprensa estar preocupado. "Este novo foco prejudica a imagem do Paraguai. O sistema de vacinação tem falhas que devem ser corrigidas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário