MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2024

Mercado imobiliário cresce na Bahia; compra de imóvel requer planejamento, segundo especialista

 o!

Mercado imobiliário cresce na Bahia; compra de imóvel requer planejamento, segundo especialista

Aquisição da casa própria é prioridade para 31% da população 

Comprar o próprio imóvel é um dos principais sonhos do brasileiro. De acordo com a Pesquisa Radar, realizada pela Febraban, a aquisição da casa própria é prioridade para 31% da população. Além disso, 90% dos brasileiros possuem a meta de comprar um imóvel a médio e longo prazo, conforme levantamento realizado pelo Datafolha. 

Na Bahia, esse interesse do brasileiro se traduz em aquecimento do mercado imobiliário. Conforme a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), em 2023 o mercado imobiliário local registrou crescimento de mais de 12%.


Para 2024, conforme a ADEMI-BA, a projeção é de um total de R$ 2,16 bilhões movimentados no estado.


No Brasil, o financiamento imobiliário é o meio mais utilizado para aquisição de imóveis - mas, apesar das vantagens do financiamento, é necessário muito planejamento, conhecimento e organização financeira para que o sonho da casa própria não acabe se transformando em dor de cabeça.  

“Primeiramente, o consumidor precisa ter uma quantia guardada para a entrada do imóvel”, alerta Erli Bandeira, consultor de negócios da Central Sicredi Nordeste. “No Brasil, em média é financiado no máximo 80% do valor do imóvel - portanto, recomendamos uma reserva de ao menos 20% do valor de compra”, diz o especialista.  


Compra de imóvel requer organização e planejamento

Segundo Erli Bandeira, é importante alocar a reserva para a entrada em produtos financeiros de baixo risco e boa liquidez, de fácil utilização. “Dessa maneira, os recursos estarão disponíveis prontamente no momento em que você for fechar o negócio”, comenta. 

Além disso, comparar taxas de juros e prazos de pagamento para encontrar as melhores condições entre diferentes instituições financeiras é uma boa saída. Por fim, o comprador deve se preparar também para gastos adicionais, como custos de cartório, registro, entre outros. 

No Sicredi, instituição financeira cooperativa, o associado conta com acompanhamento especializado, de modo a encontrar negócios proveitosos que se encaixem em sua realidade financeira e atendam às suas expectativas. A instituição oferece opções de financiamento imobiliário em conjunto por até quatro pessoas. 

“Como é um tipo de transação financeira que requer um investimento alto, sempre recomendamos ao nosso associado que avalie suas possibilidades e seu momento de vida. Oferecemos uma consultoria especializada para que, em conjunto, possamos tomar a melhor decisão”, explica Erli Bandeira. 

Além disso, há a possibilidade de financiamento de até 90% do valor do imóvel residencial, com prazo de até 35 anos e prestações decrescentes conforme o sistema de amortização.  

Para quem possui financiamento imobiliário ativo em outra instituição financeira, é possível trazer o financiamento para o Sicredi por meio da Portabilidade de Crédito Imobiliário. Dessa maneira, o associado pode contar com os benefícios ofertados pela cooperativa, como condições especiais de juros e pagamento e a opção de usar o saldo do FGTS para construção ou amortização do imóvel.  

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com foco no desenvolvimento regional, a Central atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Com mais de 2.700 agências em too o país, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.  


Assessoria Central Sicredi Nordeste

Pauta Comunicação

(83) 3042-5558 (Whatsapp) / pauta@pautacom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário