De acordo com estudos da Ventana Research, a Inteligência Artificial que impulsiona essa revolução estará em um terço das organizações até 2026 São Paulo, março de 2024 - Ao debater “Como a IA está cumprindo a promessa do digital first” em evento promovido pela NICE, Mark Smith, Head de Pesquisa em Software da Ventana Research, afirma que a Inteligência Artificial (IA) cumpre sua promessa de inovação ao oferecer vantagem competitiva na área de CX. “Ela dá oportunidade de melhorar drasticamente o envolvimento do cliente com experiências que o motivem a continuar se relacionando com a empresa”, explica. Segundo Smith, até 2026, um terço das organizações utilizará a Inteligência Artificial para analisar as interações de maneira mais rápida e personalizada. O executivo da Ventana Research destaca a importância de utilizar as métricas já conhecidas e os indicadores de performance (KPIs) para construir o roteiro da jornada de CX. E para que essa jornada seja bem-sucedida é preciso ir além do CRM tradicional, investindo em tecnologias que permitam aos agentes – humanos e robôs - cumprirem um papel de excelência nas interações com os clientes. De acordo com o pesquisador, é possível avançar nesse caminho observando as tendências de negócios em Inteligência Artificial e engajamento digital:
Durante sua apresentação, Mark Smith citou duas tendências tecnológicas em Inteligência Artificial para o futuro do CX:
Mais do que gerar muita informação útil, utilizá-la de forma eficiente Para garantir que as jornadas sejam mais fluidas, estudos da Ventana Research sugerem a elaboração de uma estratégia de Inteligência Artificial focada em CX. “A Inteligência Artificial tornou-se uma revolução empresarial. O autoatendimento está passando por uma transformação geracional e, cada vez mais, as interações multiplataforma vão crescer e se tornar consistentes, impactando nos resultados de toda a organização”, assinala Smith. Essas oportunidades são bastante promissoras, uma vez que os líderes de CX avaliam que o uso da IA seja capaz de trazer benefícios como redução do tempo gasto no trabalho por especialistas e, ainda, de melhorar resultados de negócios e implementar inovações com configurações mais rápidas para uso imediato. Para Elizabeth Tobey, Head de Marketing em Inteligência Artificial e Digital da NICE, adaptar tecnologias e soluções de mercado para atender as necessidades de CX é oferecer um conjunto completo de opções para o cliente. Segundo ela, a busca é por fornecer interações em que os agentes tenham ferramentas, em tempo real, para entregarem a melhor experiência ao cliente. “Nossa solução Enlighten Copilot, por exemplo, é pensada para tornar os agentes mais eficazes e seu dia trabalho melhor, uma vez que, por meio da Inteligência Artificial, eles podem acessar respostas mais qualificadas e mais empáticas para o que o consumidor precisa”, explica. “A IA não é mais algo vital só para as empresas: na verdade é um imperativo para a experiência do cliente. É ainda a base de conhecimento que permite que a Inteligência Artificial Generativa se torne uma realidade”, completa Elizabeth Tobey. Sobre a NICE Mais de 25.000 organizações em mais de 150 países, incluindo mais de 85 empresas da Fortune 100, fazem parceria com a NICE para transformar - e elevar - cada interação com o cliente. Assessoria de imprensa no Brasil |
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