Pedro do Coutto
O IBGE, que a meu ver se especializou em reduzir a taxa inflacionária, fez uma previsão para o ciclo deste ano, encontrando apenas 5,9% de aumento de preços. Um absurdo. Os alimentos dispararam de tal forma que até as vendas dos supermercados caíram. O IBGE identifica para este mês uma taxa de 0,5%. Em 12 meses, 5,9%. Uma contradição paralela surge nos números.
Quando em 2021 a inflação bateu 10%, o Banco Central elevou a Selic a 13,75% ao ano, índice de reajuste dos títulos do Tesouro na mão do mercado que lastreiam a dívida interna brasileira de praticamente R$ 6 trilhões. A desculpa foi a de que a elevação da taxa básica voltava-se para o combate à inflação. Nada disso. Voltava-se e ainda se volta para permitir a colocação de papéis do Tesouro no mercado com uma taxa convidativa.
CONCENTRAÇÃO DE RENDA – Para uma inflação de 10%, o Tesouro pagava 13,75%, para uma inflação de 5,9% continua pagando os mesmos 13,75%, aumentando muito a taxa das aplicações, concentrando a renda, uma vez que não é o povo consumidor que aplica em títulos do Tesouro, mas os bancos, os fundos de investimento e os fundos de pensões das estatais.
A renda se concentra e dá sinal verde para aplicações, uma vez que com uma taxa convidativa da Selic, o mercado está apto a absorver novos papéis do governo. Isso significa um aumento, e não redução, do endividamento interno do país. Um problema, creio, para o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Sobre a inflação divulgada pelo IBGE, a reportagem é de Rafaela Ribas, O Globo deste sábado.
MARINA SILVA – Bianca Gomes e Manoel Ventura, O Globo, anunciam que a deputada eleita Marina Silva será a nova ministra do Meio Ambiente do governo Lula, cargo que ocupou em 2003 até 2004, quando deixou a pasta após um forte choque com a então ministra Dilma Rousseff, titular de Minas e Energia. A causa principal foi a construção da Usina de Santo Antônio. Dilma apoia o empreendimento e Marina Silva o condenava.
Marina Silva deixou o governo magoada com Lula e só veio a se reencontrar com ele duas décadas depois, nas urnas deste ano. O tempo mostrou que Marina tinha razão. A usina acarretou amplo desmatamento, mas o seu desempenho econômico e financeiro foi um desastre, tanto que há poucos meses, ainda em 2022, Furnas teve que emitir R$ 189 milhões em debêntures para cobrir dívida da Santo Antônio.
PASTA PARA TEBET – Enquanto isso, o governo procura um cargo para Simone Tebet, fundamental pelo que fez na campanha de Lula. Vibrante, firme e presente, apoiando Lula logo após o primeiro turno. É competente e sua presença rejuvenesce o governo. Está faltando uma pasta para que ela seja colocada.
Espero que todos tenham passado uma noite agradável com suas famílias e amigos, comemorando o Natal, plano maior da cristandade. Para destacar o Cristianismo, tem que se destacar paralelamente o humanismo e compromisso social que cada pessoa deve carregar consigo mesmo. Cristianismo é reforma, valorização do ser humano e não conformismo com as injustiças sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário