MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de agosto de 2020

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO 03/08/2020

Não é boa ideia

Um dos muitos pré-candidatos a prefeito de Ilhéus declarou que quer uma mulher como vice. Foi o que bastou para a turma que conhece o cara rolar no chão de tanto rir. É que o cara já levou vários "cornos" da esposa, sempre perdoada e recebida de volta...


Sumidos e curiosos

escondidos Nem a reabertura do comércio fez os candidatos a prefeito de Itabuna botarem a cara na rua. Uns por vergonha, outros por medo do virus. Talvez com o shopping aberto algum deles apareça. Mas o pior é o silêncio criminoso em relação à (indi)gestão Cuma.

Omissos e calados

Nenhum dos candidatos (Vane, Geraldo, Azevedo, Augusto e Mangabeira, além dos nanicos) criticou a omissão funerária de Fernando Cuma durante a pandemia, ou o desprezo do estado com a Saúde da cidade. Mas em breve vão querer "contrair" seu voto.

Falta um líder de verdade

Itabuna tinha que ter um líder cobrando as promessas do tiranete da Bahia Rui e as providências do marajá Cuma; debatendo soluções para a economia com todos os setores, usando o conhecimento dos pesquisadores da UESC e UFSB. Mas só tem bundões.

Ilha de lojas sem barco

Reabrir o comércio é um começo, mas está longe de recuperar o prejuízo dos lojistas ou os empregos perdidos. Sem poder usar õnibus porque o tiranete Rui proibiu, os 1,5 milhão de pessoas de outras cidades não podem vir comprar em Itabuna. Faz diferença.


Isso antes tinha nome...

O secretário da Saúde Precária de Ilhéus, Geraldo Majela, deixou uma má imagem por onde passou, inclusive em Itabuna, mas ninguém esperava que ele fosse acusado de dar golpe em uma idosa. O caso é cabeludo e um juiz já até bloqueou os bens dele.

Super Rui, o imune

O PT que critica Bolsonaro por viajar para inaugurar obras pelo Brasil é o mesmo PT cínico do tiranete da Bahia, Rui Chaves, que viaja toda semana para "inspecionar" obras e fazer política para seus candidatos a prefeito. Pelo jeito, Rui é imune ao coronavirus...


E olha que ele é médico

salobrinho O prefeito de Ilhéus, Marão, mandou a única UBS do Salobrinho tratar só casos de coronavirus. Agora, quem precisar de qualquer outro tipo de atendimento precisa pegar um ônibus e ser atendido na sede. Peraí... os ônibus estão suspensos. Vai ter que ir a pé mesmo.

O neto de Jabes termina...

A opção seria o novo posto de saúde, mas ele está "em construção" desde a época do prefeito Newton Laranja Lima. Ele não terminou. Jabes não terminou. Marão não terminou. Não que saúde seja algo tão prioritário assim. Afinal, a gente está apenas com uma pandemiazinha.


De birra com Itabuna

Até os aliados do tiranete da Bahia, Rui Chaves (PT), já estão incomodados com o desprezo do petista com Itabuna. A crítica mais recente veio do vereador Junior Brandão (ex-PT): "parece que o governador está de bronca com o povo de Itabuna", declarou. Parece mesmo.

Ilhéus é mais importante

Só para lembrar, enquanto Rui fez de tudo para ajudar Ilhéus na pandemia, só fez promessas e não cumpriu nenhuma em Itabuna. Em março ele anunciou 50 leitos de UTI na cidade e a gente já tinha alertado que era conversa fiada. Hoje está provado. Ah, Ilhéus já tem 65 UTIs.


Cúmplice da omissão de Rui

Não que o marajá local, Fernando Cuma, seja isento de culpa. Depois de fugir da cidade durante 30 dias, quando voltou é como se continuasse em outro lugar. Não instalou UTIs, não contratou médico nem comprou remédios. Dinheiro tinha: R$ 68 milhões na conta.

Sem leito para habilitar

A modinha dos vereadores que pertencem ao prefeito é colocar a culpa no Ministério da Saúde, por "não habilitar mais leitos em Itabuna". Mas ele só pode habilitar leitos de UTI se eles existem e nem a prefeitura, nem o estado, instalaram os que a cidade precisa.

Assombrado por outro Almir

Quando Almir Melo morreu, o prefeito de Canavieiras, Dr. Almeida, se pelou de medo da popularidade do ex-prefeito e criou uma fraude para impedir o enterro monumental que a cidade daria a ele. Agora, já se borra com a ideia de Almir Junior disputar a prefeitura.

Apoio de Wagner, desprezo de Rui

O eterno candidato da quad... partido PT a prefeito de Itabuna, Geraldo Limões, vai receber o apoio do senador Jaques Wagner, de quem já foi secretário, mas com certeza será sabotado por Rui Costa, que o detesta desde uma certa reunião em 2014.

Morreu pela própria boca

Nela, Wagner anunciou que Rui seria seu candidato a governador. Diz a lenda que Geraldo levantou e disse que "não aceitava" o nome de Rui, como se tivesse algum poder de veto. Depois disso, Wagner congelou Geraldo e Rui nega cargos a ele até hoje.

Fingindo que apoia

O apoio de Wagner é visto, até por vários petistas de Itabuna, como "protocolar". Ele não poderia deixar de apoiar publicamente um candidato do PT, mas gente do partido em Salvador garante que o senador prefere apoiar Azevedo com o PT na vice.


Rico pode viajar, pobre não

Ilhéus volta a ter voos para Salvador, mas isso deixa o governador Rui Costa com um mistério para explicar. Ele proibiu viagens de ônibus de Ilhéus para Salvador, mas de avião pode. Será que o coronavirus só gosta de infectar quem anda de ônibus? Rico não transmite?

Procurador Ctrl-C / Ctrl-V

Quando um governo é desqualificado como o de Itabuna, tudo é possível. O mais recente vexame foi o procurador do município, João Paulo Cardoso Martins foi acusado de plagiar textos inteiros do presidente do TJ-BA, Lourival Trindade, que reclamou na decisão do processo.

Chamou de criminoso

Trindade fez questão de contar, na ação onde se deu por impedido, como foi absurdo o plágio, classificado de "antiético" e "crime de direito autoral". Trindade ainda reclama que o plágio afeta sua imagem, porque parece que ele redigiu o recurso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário