MEDIÇÃO DE TERRA

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quinta-feira, 4 de julho de 2024

Anuário ABIPLA 2024: setor de produtos de limpeza cresce 5,6%

 


Publicação reúne dados sobre o desempenho do setor e de seus segmentos. Faturamento atingiu US$ 7,5 bilhões e empregos superaram as 93 mil vagas.

A ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional lançou, no dia 21 de junho, a 19ª edição do Anuário ABIPLA, em evento no auditório da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na capital paulista. A publicação reúne dados e análises sobre o desempenho da indústria de produtos de limpeza no Brasil em 2023, cuja produção cresceu 5,6%. O faturamento atingiu US$ 7,5 bilhões – ante US$ 7 bilhões em 2022 –, e os empregos totalizaram 93,4 mil vagas, 4,8% a mais que no ano anterior.


“O Brasil é o quarto maior mercado de saneantes do mundo e vem tendo protagonismo na América Latina”, disse Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.


De acordo com Cláudio Czarnobai, diretor da Nielsen, responsável pelos estudos divulgados no Anuário da ABIPLA, a cesta de produtos de limpeza corresponde a 6% dos gastos dos consumidores. E o desejo de economizar está fazendo com que eles busquem novos formatos e linhas de produtos.


No caso dos desinfetantes, ganharam espaço recipientes maiores e de marcas mais acessíveis. E a busca por roupas mais perfumadas impulsionou o segmento de amaciantes, no qual uma parte dos fabricantes também apostou em embalagens de maior capacidade. O diretor da Nielsen afirmou que os consumidores estão mais bem informados, independentemente da classe socioeconômica. “Eles fazem mais contas e leem mais rótulos”, destacou Czarnobai.


Daniel Pereira, Diretor da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que o órgão registrou um acréscimo de 16% nos pedidos de homologação de produtos de limpeza, fato comemorado por Juliana Marra, Presidente da ABIPLA, que fez um alerta: “Seguimos crescendo, mas os produtos informais permanecem como desafio em nosso setor.”


A ABIPLA realizou, recentemente, um estudo que revelou que os produtos informais respondem por 11% do mercado de limpeza doméstica e 17% na limpeza profissional.


Link de acesso ao Anuário: https://abipla.org.br/anuario/


Destaques do Anuário ABIPLA 2024


Produção: houve crescimento do setor em 2023. Após ter caído 5,7% em 2022, a indústria de saneantes registrou um aumento de 5,6% nos níveis de produção, no ano passado.


Produtos em alta: itens com grande peso na cesta de limpeza tiveram alta na produção, como limpadores para banheiros (+10,6%), detergente para roupas (+4,4%), multiuso (+4,1%), desinfetantes (+4%) e amaciantes (+0,9%).


Faturamento: o faturamento do setor atingiu US$ 7,5 bilhões em 2023. Em 2022, o total foi de US$ 7 bilhões.


Empregos: o número de empregos diretos, no setor, cresceu 4,8% em 2023, chegando a 93,4 mil.


Empresas: o setor contabilizou 2.704 empresas ativas em 2023, uma ligeira queda frente às 2.806 de 2022.


Previsão 2024: a estimativa é de crescimento de 3% nos níveis de produção em 2024.

Sobre a ABIPLA

Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. O setor movimenta US$ 7,5 bilhões anuais e responde por, aproximadamente, 93 mil empregos diretos.


Perfil do porta-voz


Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.


Link para fotos do porta-voz


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