No atual mercado editorial, a distribuição de obras impressas se destaca como o principal desafio. "Com
o fechamento de muitas livrarias, o espaço nas prateleiras se tornou
extremamente concorrido. As livrarias não conseguem absorver todos os
lançamentos, e todas as editoras querem que seus autores estejam
presentes nessas estantes", destaca Carol Diaz, Publisher das Celebridades e CEO da DISRUPtalks. "Nossos
autores precisam buscar diferenciais competitivos, já que as livrarias
só apostam na aquisição de autores procurados pelo público leitor".
Para
se adaptar às mudanças tecnológicas e ao crescimento do mercado de
e-books e audiobooks, a publisher tem adotado algumas estratégias em sua
editora. "Estamos
nos adequando às necessidades do mercado e não temos medo de nos
arriscar. Em 2022, lançamos nosso aplicativo de livros digitais, o
LivroApp", ressalta. No mercado de audiobooks, a editora optou por parcerias estratégicas em vez de produzir conteúdos próprios.
As redes sociais e o marketing digital impactam diretamente a promoção de livros e autores. "Sempre
frisamos a importância do investimento em marketing digital e equipe de
imprensa como um diferencial, principalmente para os novos autores, que
precisam buscar meios e estratégias para se diferenciar nesse mercado
tão competitivo”, enfatiza Carol.
Captar e manter leitores também é uma tarefa desafiadora. "O
mercado está carente de boas histórias. Eu sinto dificuldade em me
concentrar para assistir um filme e busco histórias reais, porque elas
têm uma profundidade diferente dos demais gêneros. Hoje, minha busca é
por histórias que prendam a respiração do público",
afirma a CEO. Ela recomenda a leitura do livro "Searching Desirrê –
Minha jornada pela liberdade", lançado em 2023, para os amantes de
histórias impactantes.
Carol Diaz destaca a importância de uma editora no lançamento de um livro em comparação ao lançamento independente. "A
principal diferença é a distribuição. Um livro independente costuma não
ter um grande alcance comparado a um livro lançado por uma editora com
canais de venda. Se você tem hoje um livro com muitos diferenciais,
aconselho procurar uma editora", conclui.
Carol Diaz
Publisher dos Famosos e CEO do DISRUPTalks
Instagram: @publishercarol | @disruptalks
Nenhum comentário:
Postar um comentário