bjo
|
|
ESTREIA 06 DE JUNHO
As Testemunhas (Les Temoins)
França, 2007, Romance, Drama, 112 min, 16 anos
Direção: André Téchiné
Elenco: Michel Blanc, Emmanuelle Béart, Sami Bouajila
Sinopse: Paris, 1984: Um grupo de amigos enfrenta o primeiro surto da epidemia de AIDS.
Curiosidades: Este filme marca a terceira colaboração entre o diretor André Téchiné e a atriz Emmanuelle Béart, depois de "Não Dou Beijos" (1991) e "Anjo da Guerra" (2003). De acordo com diversas reportagens do Cineuropa durante a pré-produção do filme, o título original era "Le combat de l'ange" (A Batalha do Anjo). Foi alterado para "Les témoins" (The Witnesses) quando o elenco inicial foi anunciado em novembro de 2005. No filme, os pais do personagem Mehdi são mencionados algumas vezes, mas nunca aparecem na tela. Michèle Moretti , que havia trabalhado com André Téchiné em vários de seus filmes anteriores, foi escalada como a mãe e filmou algum material, mas suas cenas não chegaram à edição final.
O Rio e a Morte (El río y la muerte)
México, 1954, Drama, 1h31 min, 14 anos
Direção: Luis Buñuel
Elenco: Columba Domínguez, Miguel Torruco e Joaquín Cordero
Sinopse: Numa aldeia atrasada onde membros de duas famílias rivais continuam a matar-se durante gerações, espera-se que um jovem médico vingue o seu pai.
Curiosidades: Indicado ao Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza 1954. O filme é uma adaptação do romance de Miguel Álvarez Acosta de 1952, "Muro Blanco en Roca Negra" (Parede Branca em uma Rocha Negra). Assim como o livro que o inspirou, o filme retrata a história real de uma vingança sangrenta que já dura várias gerações, mas o conflito em si é tão absurdo que o público do Festival de Veneza achou que se tratava de uma comédia.
A Loja da Esquina (The shop around the corner)
Estados Unidos, 1940, Comédia, Romance, 1h39 min, 10 anos
Direção: Ernest Lubitch
Elenco: Margaret Sullavan, James Stewart e Frank Morgan
Sinopse: Dois funcionários de uma loja de presentes mal se suportam, sem perceber que estão se apaixonando um pelo outro através de correspondências que trocam pelo correio, como amigos anônimos.
Curiosidades: Ernst Lubitsch atrasou o início do filme até que os atores James Stewart e Margaret Sullavan estivessem disponíveis, e nesse ínterim filmou "Ninotchka" (1939). Embora Margaret Sullavan fosse famosa por seu temperamento explosivo e atitude desdenhosa em relação a Hollywood, James Stewart considerou trabalhar com ela uma das grandes alegrias de sua carreira profissional. Como ele já era amigo dela há muito tempo, estava mais preparado do que a maioria do elenco e da equipe para lidar com suas frequentes e voláteis explosões emocionais. Para garantir que o filme ficasse despojado do glamour geralmente associado às suas obras, Ernst Lubitsch chegou ao ponto de ordenar que um vestido que Margaret Sullavan havia comprado por menos de dois dólares fosse deixado ao sol para desbotar e parecer envelhecido.
ESTREIAS 13 DE JUNHO
Sade (Sade)
França, 2000, Drama, História, 1h40 min, 14 anos
Direção: Benoît Jacquot
Elenco: Daniel Auteuil; Marianne Denicourt; Jeanne Balibar e Isild Le Besco
Sinopse: Paris 1794. Após prolongada detenção, o Marquês de Sade, que durante a audiência afirma não ser nem nobre nem autor do romance "Justine", é encarcerado com outros nobres numa prisão que antigamente era um mosteiro em Picpus.
Curiosidades: Roteiro adaptado do romance "La Terreur dans le Boudoir", de Serge Bramly. "Justine" foi uma das primeiras obras do Marquês de Sade, escrita em duas semanas no ano de 1787, enquanto ele estava preso na Bastilha. No mesmo ano de estreia deste filme, foi lançado o inglês "Marquês de Sade", produção inglesa com direção de Philip Kaufman, estrelada por Kate Winslet, e que aborda assuntos semelhantes. O ator Daniel Auteuil fez uma cena erótica explícita com uma dublê da atriz Isild Le Besco.
A Fronteira da Noite (Le couteau dans la plaie)
França | Itália, 1962, Thriller, 1h50 min, 14 anos
Direção: Anatole Litvak
Elenco: Sophia Loren, Anthony Perkins, Jean-Pierre Aumont e Gig Young
Sinopse: Robert e Lisa são um casal prestes a se separar. Após um acidente de avião, Robert finge estar morto e pede a Lisa que receba seu seguro de vida.
Curiosidades: Jeanne Moreau foi originalmente anunciada para o papel de Lisa Macklin. O famoso estilista francês Guy Laroche fez o figurino deste filme e aparece em uma cena dentro de sua própria boutique, na qual a personagem Lisa trabalha. O diretor de fotografia francês Henri Alekan (1909-2001), indicado ao Oscar por seu trabalho em "A Princesa e o Plebeu" (1953), tem também em seu currículo a belíssima direção de fotografia de "Asas do Desejo" (1988), clássico de Wim Wendres.
Johnny Guitar (Johnny Guitar)
Estado Unidos, 1954, Western, Drama, 1h50 min, 14 anos
Direção: Nicholas Ray
Elenco: Joan Crawford, Sterling Hayden, Mercedes McCambridge e Ernest Borgnine
Sinopse: Vienna, a dona de um bar no Arizona, conta com a ajuda de um velho amor, o violeiro Johnny Guitar, para enfrentar o xerife local e os capangas de sua inimiga mortal: Emma, uma fazendeira que a quer fora da cidade.
Curiosidades: Em uma cena, o personagem diz: “Eu também sou um estranho aqui”. Este era o lema pessoal de Nicholas Ray, um tema recorrente em seus filmes e, supostamente, o título provisório de quase todos os filmes que dirigiu. Joan Crawford insistiu que seus closes fossem filmados apenas em estúdio, onde a iluminação pudesse ser rigidamente controlada. Nenhum close dela foi filmado em locações naturais. Robert Mitchum foi considerado para o papel de Johnny Guitar, mas a RKO não o emprestou. Joan Crawford queria que Paul Newman interpretasse The Dancing Kid, papel que acabou ficando com o ex-atleta Scott Brady.
Aconteceu na Quarta Feira
Brasil, 2018, Comédia, 70 min, Livre
Direção: Domingos Oliveira
Elenco: Ricardo Kosovski; Priscilla Rozenbaum; André Mattos
Sinopse: Thriller entre o terror e o humor. Um dos trabalhos prediletos do autor, sobre o mito do Duplo (Doppelgänger). Um casal de atores famosos têm um casamento insuportável. Seus sentimentos são tão divididos que um dia ele vai embora e, ao mesmo tempo fica.
Curiosidades: Selecionado para a mostra Première Brasil da 20ª edição do Festival do Rio. Último filme do grande diretor brasileiro Domingos de Oliveira (1935-2019), o mesmo do clássico "Todas as Mulheres do Mundo" (1966).
ESTREIAS 20 DE JUNHO
20.000 Léguas Submarinas (20.000 leagues under the sea)
Estados Unidos, 1954, 2h7 min, Aventura, Sci-fi, 10 anos
Direção: Richard Fleischer
Elenco: Kirk Douglas, James Mason, Peter Lorre e Paul Lukas
Sinopse: Um navio enviado para investigar uma onda de misteriosos naufrágios encontra o avançado submarino, o Nautilus, comandado pelo Capitão Nemo.
Curiosidades: Vencedor do Oscar 1955 nas categorias de Melhor Direção de Arte e Efeitos Especiais. A filmagem submarina foi filmada nas Bahamas, no mesmo local usado para o filme silencioso "20.000 Léguas Submarinas", de 1916. Este foi o primeiro longa-metragem da Disney lançado pela Buena Vista, a nova distribuidora interna da Disney. Os filmes anteriores da Disney foram lançados pela RKO, e os relançamentos de filmes antigos da Disney foram feitos pela Buena Vista a partir de 1954. Peter Lorre afirmou que a lula gigante conseguiu o papel que deveria ser dele. Kirk Douglas foi o último membro sobrevivente do elenco deste filme, morrendo em 2020 aos 103 anos.
Tudo o que nos Separa (Tout Nous Separe)
França, 2017, Thriller, 99 min, 14 anos
Direção: Thierry Klifa
Elenco: Catherine Deneuve; Diane Kruger; Nicolas Duvauchelle; Nekfeu
Sinopse: Uma mulher precisa administrar os negócios de seu marido e cuidar da filha. Após um desaparecimento na cidade, em Sète, a mãe tenta de tudo para salvar a sua filha de um relacionamento questionável.
Curiosidades: Nekfeu, um dos atores principais deste filme, é um rapper francês de grande sucesso em seu país, com mais de dois milhões de álbuns vendidos, e ganhador de dois discos de diamante e um disco de diamante duplo por seus três álbuns de estúdio. O diretor Thierry Klifa, ex-jornalista da revista Studio, passou para trás das câmeras em 2001 com o curta "Emilie est Part", depois assinou seu primeiro longa-metragem em 2004, "Une Vie à t'Attend", grande sucesso nos cinemas franceses com quase um milhão de ingressos vendidos. Esta é a segunda parceria artística entre Catherine Deneuve e o diretor Thierry Klifa, depois do longa "Les Yeux de sa Mère", de 2011.
Cenas do Crime (Scenes Of The Crime)
Estados Unidos | Alemanha, 2001, Ação, Drama, 90 min, 16 anos
Direção: Dominique Forma
Elenco: Jeff Bridges; Jon Abrahams; R. Lee Ermey; Mädchen Amick
Sinopse: Um jovem noivo decide fazer um bico em vez de ir à sua despedida de solteiro para ganhar um dinheiro extra. O que ele nem imagina é que o serviço de motorista que lhe oferecem faz parte de um plano para sequestrar um perigoso criminoso.
Curiosidades: O filme teve sua estreia mundial no Deauville American Film Festival em 8 de setembro de 2001. O elenco conta com atuação de Mädchen Amick, atriz que interpretou a personagem Shelly Briggs em "Twin Peaks" (1989–1991), assim como Alice Cooper, Alice Smith e Elaina Alexis, seu papel triplo em "Riverdale".
ESTREIAS 27 DE JUNHO
O Porteiro da Noite (Portiere Di Notte)
Itália/ França, 1974, 1h58 min, Drama, 18 anos
Direção: Liliana Cavani
Elenco: Dirk Bogarde, Charlotte Rampling, Philippe Leroy
Sinopse: Treze anos após o término da 2° Guerra, acontece uma história cheia de suspense e muito erostimo quando Lucia (Charlotte Rampling), uma sobrevivente de um campo de concentração encontra Maximillian (Dirk Bogarde), um ex-oficial torturador de amante, que agora é porteiro em um hotel em Viena. Após esse encontro acidental, eles passam a reviver aquela estranha relação entre torturador e sua vítima que se transforma em uma ardente paixão.
Curiosidades: De acordo com a revista americana Newsweek, "O Último Tango em Paris", de Bertolucci, "é uma brincadeira inocente em comparação com 'O Porteiro da Noite'". Dirk Bogarde considerou se aposentar de atuar depois de fazer este filme, que ele considerou uma experiência altamente desgastante. Segundo a diretora, Charlotte Rampling recusou fazer outro take de uma cena de luta entre ela e Dirk Bogarde porque muitos dos golpes que ele desferiu foram reais. De acordo com uma entrevista concedida por Charlotte Rampling no programa "Fresh Air" da National Public Radio, a cena em que ela dança e canta de topless com uma roupa nazista foi a primeira sequência filmada.
Beije Quem Você Quiser (Embrassez Qui Vous Voudrez)
França/ UK, 2002, Comédia, Drama, 1h43 min, 16 anos
Direção: Michel Blanc
Elenco: Charlotte Rampling; Jacques Dutronc; Carole Bouquet
Sinopse: Dez dias na vida de cinco casais, seus amigos, filhos e amantes, durante as férias na praia. O próspero casal Elizabeth e Bertrand fica sabendo que seus vizinhos Veronique e Jerome – ex-ricos que agora escondem que estão no perrengue – estarão no mesmo resort que eles e no mesmo período. Impulsivamente, Elizabeth convida uma amiga, Julie, para viajar com eles. Durante esses dias, os pares poderão se separar, trair, brigar e amar, em meio a grandes revelações e alguns deslizes.
Curiosidades: Roteiro baseado no romance homônimo de 1998 de José Connolly. O filme foi aclamado pela crítica na ocasião do lançamento e foi um sucesso de bilheteria na França, em 408 salas na semana de estreia, e somando mais de um milhão de ingressos vendidos. Karin Viard ganhou o Prêmio César de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação como Véronique. Gaspard Ulliel (1984-2022) ganhou o Prêmio Lumières de Ator Mais Promissor por sua atuação como Loïc.
Demônio de Mulher (It should happen to you)
Estados Unidos, 1954, Comédia, Romance, 1h26 min, 14 anos
Direção: George Cukor
Elenco: Judy Holliday, Jack Lemon, Pedro Lawford e Michael O’Shea
Sinopse: Quando uma jovem com sonhos de fama aluga um outdoor para se anunciar, sua vida muda da noite para o dia.
Curiosidades: Jack Lemmon, que anteriormente havia atuado apenas na TV, tinha tendência a exagerar diante das câmeras, mas George Cukor logo o convenceu de que "menos é mais". Esta história foi concebida quando o roteirista Garson Kanin, tentando animar sua esposa Ruth Gordon (atriz de "O Bebê de Rosemary" e "Ensina-me a Viver"), estava dirigindo por Columbus Circle. Ele disse a ela que colocaria o nome dela "naquele outdoor ali" em letras grandes. Em vez de fazer isso, ele escreveu um roteiro. Ruth, então, sugeriu que a protagonista fosse Judy Holliday, embora ele tivesse originalmente considerado um protagonista masculino, Danny Kaye. Ruth, no entanto, sentiu que o público não simpatizaria com um homem em busca da fama a todo custo. Segundo alguns relatos, Judy Holliday e Peter Lawford iniciaram um relacionamento íntimo no set, prejudicando ainda mais o já tenso casamento de Holliday.
Buñuel no Labirinto das Tartarugas (Buñuel en el laberinto de las tortugas)
Espanha, 2018, 1h20 min, Animação, Biografia, 14 anos
Direção: Salvador Simó
Elenco: Jorge Usón; Fernando Ramos; Luis Enrique de Tomás
Sinopse: A verdadeira história de como Luis Buñuel fez seu terceiro filme.
Curiosidades: Nesta animação, a voz de Salvador Dalí é a do diretor do filme, Salvador Simó. Filme baseado na história em quadrinhos homônima de Fermín Solís. Vencedor do Prêmio Goya 2020 na categoria de Melhor Filme de Animação.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: SÉRIES
06.06 | Os Casos do Inspetor Vrenko - 1ª temporada, episódio 3
Eslovênia, 2021, 45 min, Ficção Policial, 14 anos
Direção: Slobodan Maksimović, Boris Jurjašević
Elenco: Dario Varga; Jurij Drevenšek; Lotos Šparovec; Katarina Čas
Sinopse: Na abertura da retrospectiva do renomado pintor de Maribor, Karol Korenika, ocorre um assassinato. A vítima é filho do artista e a arma do crime faz parte da obra exposta – um cubo de granito. Quando outro membro da família morre alguns dias depois, o Inspetor Vrenko se vê diante de uma tarefa particularmente difícil.
13.06 | Os Casos do Inspetor Vrenko - 1ª temporada, episódio 4
Eslovênia, 2021, 45 min, Ficção Policial, 14 anos
Direção: Slobodan Maksimović, Boris Jurjašević
Elenco: Dario Varga; Jurij Drevenšek; Lotos Šparovec; Katarina Čas
Sinopse: Após o assassinato brutal na galeria, o Inspetor Vrenko suspeita cada vez mais que o motivo dos assassinatos está no legado do pintor Korenika. Embora Silvan tenha feito muitos inimigos com seu estilo de vida desenfreado, o Inspetor Vrenko está cada vez mais convencido de que o motivo dos assassinatos está no legado de Korenika. Em conversa com o conhecedor de pintura Liebmann, Vrenko faz uma descoberta que eleva o valor do legado a um nível totalmente novo. Agora Vrenko tem apenas uma resposta para uma pergunta – cujo olho percebeu os valores do legado e desejou mantê-lo para si.
20.06 | Os Casos do Inspetor Vrenko - 1ª temporada, episódio 5
Eslovênia, 2021, 45 min, Ficção Policial, 14 anos
Direção: Slobodan Maksimović, Boris Jurjašević
Elenco: Dario Varga; Jurij Drevenšek; Lotos Šparovec; Katarina Čas
Sinopse: No coletivo docente de uma das escolas de Maribor, começam os acidentes fatais. No retorno do seminário em Pohorje, três integrantes do coletivo escolar batem de carro. As coisas começam a ficar complicadas quando se descobre que um acidente em que uma delas perdeu a vida pode não ter sido um acidente. Logo depois, outro membro do coletivo da escola teria morrido em um assalto brutal. Mas depois de conversar com uma jovem infratora, descobre-se que sua morte não foi resultado de roubo. O inspetor Vrenko está cada vez mais convencido de que nada é o que parece e que há um assassino em ação.
27.06 | Os Casos do Inspetor Vrenko - 1ª temporada, episódio 6
Eslovênia, 2021, 45 min, Ficção Policial, 14 anos
Direção: Slobodan Maksimović, Boris Jurjašević
Elenco: Dario Varga; Jurij Drevenšek; Lotos Šparovec; Katarina Čas
Sinopse: Quando um terceiro membro da equipe da escola morre em consequência de um ataque violento, os investigadores criminais suspeitam que um serial killer apareceu na escola. O inspetor Vrenko está convencido de que o autor do crime está escondido na equipe, cujos integrantes passam por sua equipe como uma bola de tênis de mesa. A investigação parece estar girando em um círculo vicioso. No entanto, um salto no pensamento do Inspetor Vrenk leva ao assassino, que parecia o menos prejudicial de todos os colegas de trabalho do coletivo.
Sobre o À LA CARTE
O À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Outros diferenciais do À LA CARTE são as séries e as mostras de cinema, como os especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, japonesa, espanhola, holandesa, suíça, da Macedônia do Norte e da Geórgia!
Serviço:
Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.
Valor assinatura mensal: R$ 12,90 | Valor assinatura anual: R$ 141,00
Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.
Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.
Ou vá direto para a página de cadastro:
https://www.belasartesalacarte.com.br/#/assine
Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.
Informações para a imprensa
Belas Artes À La Carte
Assessoria
Larissa Reis
Telefone: (11) 99118-0915
E-mail: larissa.reis@belasartesgrupo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário