Competição que reunirá cerca de 300 participantes paralímpicos e olímpicos acontece no CT Paralímpico neste sábado, 15, dia do fechamento do ranking mundial da modalidade e de obtenção dos índices restantes para os Jogos
Medalhistas mundiais do atletismo deste último ciclo paralímpico vão ter a última chance de se garantir nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 na 4ª Etapa do Desafio CPB/CBAt da modalidade, que acontece neste sábado, 15, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição na capital francesa será de 28 de agosto a 8 de setembro.
O Desafio é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o objetivo de difundir e desenvolver a prática da modalidade no país.
Nesta etapa, haverá a participação de cerca de 300 atletas, sendo 120 paralímpicos e 180 olímpicos, para competir em provas de pista (100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, e saltos em distância, triplo e em altura) e provas de campo (arremesso de peso e lançamentos de dardo, disco, club e martelo).
A competição também será a última oportunidade para a conquista do índice estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como um dos critérios de classificação para os Jogos de Paris 2024. O sábado marcará ainda o fechamento do ranking de atletismo, que também será um dos balizadores que definirão as vagas da modalidade para o evento na capital francesa.
E nomes importantes do atletismo que surgiram neste período entre Tóquio 2020 e Paris 2024 vão participar do Desafio CPB/CBAt em busca de garantir seus lugares nos Jogos.
Um deles é o paranaense José Alexandre, da classe T47 (amputados de braço). Medalhista de prata nos 100m e bronze nos 400m no Mundial Paris 2023, o velocista, que tem má-formação congênita no braço esquerdo (abaixo do cotovelo), sofreu duas lesões seguidas no músculo posterior da coxa esquerda desde o Parapan de Santiago, em novembro de 2023, e conseguiu voltar às pistas somente na semana passada, na disputa da 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa.
Por causa desse tempo de afastamento, não conseguiu ainda atender aos critérios de classificação elaborados pelo CPB e pode depender da sua posição final no ranking para ter condições de ir ou não a Paris 2024. Ele é especialista nas provas dos 100m e 400m, mas deve competir somente na primeira distância neste final de semana.
“Para mim, foi um período muito díficil. Infelizmente, imprevistos acontecem na vida do atleta. Mas estamos 100% agora. Estou muito feliz por ter voltado a treinar e competir. Isso foi sempre o que eu quis. Este sábado vai ser realmente um desafio. Eu e meu treinador estamos confiantes. Se for para acontecer [a vaga], vai acontecer“, afirmou o atleta, que tem como apelido “Petrucinho”, em referência ao atleta Petrúcio Ferreira.
A potiguar Jardênia Félix, medalhista de bronze no salto em distância no Mundial de Paris 2023, é outra atleta que ainda não tem assegurada a sua vaga nos Jogos e vai buscá-la no Desafio. Ela é atleta da classe T20 (deficiência intelectual).
O paranaense Vinícius Rodrigues, da classe T63 (amputados de membros inferiores com prótese), também é mais um medalhista mundial deste ciclo que correrá atrás da sua vaga na competição – foi prata no 100m em Paris 2023.
O sul-mato-grossense Fabrício Ferreira (T13, deficiência visual), o fluminense Fábio Bordignon (T35, paralisados cerebrais), a potiguar Maria Clara Augusto (T47), e os cariocas João Victor (F37, paralisados cerebrais) e Wallace dos Santos (F55, que competem sentados), também estão entre os atletas que subiram ao pódio em um dos dois últimos mundiais de atletismo e que vão buscar a classificação neste sábado.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o desafio CPB/CBAt podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br
com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá
cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se
identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Desafio CPB/CBAt
Data: 15 de junho, a partir das 7h30
Local: CT Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os
atletas José Alexandre, Jardênia Félix, Fabrício Ferreira, Maria Clara
Augusto, Vinícius Rodrigues e Wallace dos Santos são integrantes do
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio
individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
Os
atletas Vinícius Rodrigues e Jardênia Félix são integrantes do Time São
Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da
Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário