Marcada
pelo aprendizado da fala e da escrita, a primeira infância (1-6) é
também uma fase de descobertas de sentimentos, construção de habilidades
e novas experiências. Nesse período, a leitura se destaca como uma
prática fundamental que abre portas para o desenvolvimento educacional e
emocional das crianças. Isso porque, ao ter contato com uma história,
elas aprendem a reconhecer e nomear suas próprias emoções, de modo que
desenvolvem consciência e compreensão da mensagem que é passada. Os
livros também podem ser base para a construção de valores como amizade,
fraternidade, respeito e empatia.
Considerando
a pouca idade, o momento de leitura é compartilhado, em que um adulto
conta as histórias para os menores em ambientes mais dinâmicos, muitas
vezes com música e outras formas de expressão artística. A pedagoga,
pós-doutora em educação e vice-presidente do instituto Formando
Leitores, Marta Chaves, considera que a literatura infantil
é, ao mesmo tempo: conteúdo, estratégia e recurso didático-pedagógico.
Para ela, estes são os três pilares essenciais para organizar o trabalho
pedagógico.
“Histórias
narradas, com suas rimas, melodias e ritmos despertam interesse pela
língua, o que as tornam mais receptivas à leitura e à escrita. Além
disso, expõem as crianças a diferentes estruturas textuais, o que as
prepara para os desafios da comunicação oral e escrita que encontrarão
ao longo da vida”, explica. A frente do Instituto Formando Leitores, com
o ator Luciano Szafir e o Grupo LJS Educar, Marta reconhece a
importância desses locais de aprendizagem interativa para a criação de
vínculos afetivos com a literatura, essenciais para fortalecer o
interesse e o encantamento dos menores com as obras e com a educação de
modo geral.
Integrada
ao trabalho pedagógico, a literatura pode ampliar o conhecimento dos
pequenos de maneira leve e descontraída, além de formar adultos mais bem
preparados, uma vez que a criatividade foi ativada e desenvolvida desde
a primeira infância, seja na sala de aula, seja no ambiente familiar.
Doutora Marta Chaves, Vice-presidente do Instituto Formando Leitores
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