Na
quinta-feira, 13, o Instituto Alana, em parceria com o Grupo Direito e
Políticas Públicas (GDPP), promove o workshop “Aprendizados
regulatórios: a regulação do design e a proteção de crianças e
adolescentes no ambiente digital”. O evento acontece na Faculdade de
Direito da USP, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira, das 9h30 às 11h30. O
objetivo é promover o diálogo e a troca de experiências entre entidades
parceiras sobre a regulação do design em produtos do tabaco,
ultraprocessados e plataformas digitais, com especial atenção para a
proteção de populações vulneráveis, especialmente crianças e
adolescentes. Os
debates regulatórios sobre plataformas digitais consideram como o
design pode influenciar sutilmente os usuários. No caso de crianças e
adolescentes, as estratégias de design podem prejudicar seu
desenvolvimento e aprendizado ao explorar suas vulnerabilidades. Por
isso, o objetivo é derrubar as barreiras que impedem com que os
aprendizados regulatórios pelos quais já passaram outros setores com
regulação mais robusta (como o controle do tabaco e do álcool) possam
ser compartilhados, aproveitados e adaptados a alimentos
ultraprocessados e plataformas digitais. “O ‘Children’s Code’ do Reino Unido e o ‘Age-Appropriate Design Code Act’
da Califórnia são regulações inovadoras que definem diretrizes para o
design de produtos e serviços voltados para jovens. Assim como avisos em
embalagens de produtos nocivos à saúde, essas regulações buscam
proteger o público mais novo ao exigir práticas responsáveis nas
plataformas digitais. No entanto, essas plataformas frequentemente
utilizam estratégias de design manipulativo para incentivar compras e
prolongar o tempo de uso, especialmente entre crianças e adolescentes.
Essas táticas predatórias manipulam o comportamento dos jovens, priorizando interesses comerciais e criando ambientes digitais prejudiciais”, ressalta Maria Mello, líder do Eixo Digital e coordenadora do programa Criança e Consumo do Instituto Alana. O
evento, gratuito, é voltado para gestores e para a academia, além de
profissionais da comunicação, especialmente da área de design, mas
também está aberto para o público em geral. As inscrições estão abertas e
podem ser feitas neste formulário. Sobre o Alana Relacionamento com a imprensa | Alana |
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