MEDIÇÃO DE TERRA

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terça-feira, 11 de junho de 2024

Instituto Alana participa de workshop na USP sobre a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital

 
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Na quinta-feira, 13, o Instituto Alana, em parceria com o Grupo Direito e Políticas Públicas (GDPP), promove o workshop “Aprendizados regulatórios: a regulação do design e a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital”. O evento acontece na Faculdade de Direito da USP, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira, das 9h30 às 11h30. O objetivo é promover o diálogo e a troca de experiências entre entidades parceiras sobre a regulação do design em produtos do tabaco, ultraprocessados e plataformas digitais, com especial atenção para a proteção de populações vulneráveis, especialmente crianças e adolescentes.
 

Os debates regulatórios sobre plataformas digitais consideram como o design pode influenciar sutilmente os usuários. No caso de crianças e adolescentes, as estratégias de design podem prejudicar seu desenvolvimento e aprendizado ao explorar suas vulnerabilidades. Por isso, o objetivo é derrubar as barreiras que impedem com que os aprendizados regulatórios pelos quais já passaram outros setores com regulação mais robusta (como o controle do tabaco e do álcool) possam ser compartilhados, aproveitados e adaptados a alimentos ultraprocessados e plataformas digitais.
 

“O ‘Children’s Code’ do Reino Unido e o ‘Age-Appropriate Design Code Act’ da Califórnia são regulações inovadoras que definem diretrizes para o design de produtos e serviços voltados para jovens. Assim como avisos em embalagens de produtos nocivos à saúde, essas regulações buscam proteger o público mais novo ao exigir práticas responsáveis nas plataformas digitais. No entanto, essas plataformas frequentemente utilizam estratégias de design manipulativo para incentivar compras e prolongar o tempo de uso, especialmente entre crianças e adolescentes. Essas táticas predatórias manipulam o comportamento dos jovens, priorizando interesses comerciais e criando ambientes digitais prejudiciais”, ressalta Maria Mello, líder do Eixo Digital e coordenadora do programa Criança e Consumo do Instituto Alana.
 

O evento, gratuito, é voltado para gestores e para a academia, além de profissionais da comunicação, especialmente da área de design, mas também está aberto para o público em geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste formulário.
 

Sobre o Alana
O Alana é um grupo de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Um mundo sustentável, justo, inclusivo, igualitário e plural. Um mundo que celebra e protege a democracia, a justiça social, os direitos humanos e das crianças com prioridade absoluta. Um mundo que cuida dos seus povos, de suas florestas, dos seus mares, do seu ar. O Alana é um ecossistema de organizações interligadas, interdependentes, de atuação convergente, orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O encontro de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto. Um combinado único de educação, ciência, entretenimento e advocacy que mistura sonho e realidade, pesquisa e cultura pop, justiça e desenvolvimento, articulação e diálogo, incidência política e histórias bem contadas.
 

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Junho / 2024



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