MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de junho de 2024

Inácio Melo, diretor-presidente do SGB, dialogou sobre oportunidades de colaboração e investimentos durante fórum de negócios promovido pela embaixada canandese

 


‎‏    


Foto: Deborah Mendes/SGB


São Paulo (SP) - Diante da urgência em acelerar a transição energética, o Brasil e o Canadá têm ampliado as articulações sobre a cadeia de fornecimento de minerais estratégicos e projetos para fontes alternativas de energia. Nesta terça-feira (11), o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, participou do 1º Fórum Brasil-Canadá de Negócios e Investimento, uma iniciativa promovida pela embaixada canadense com o objetivo de discutir oportunidades de colaboração, investimento e comércio no atual ambiente global.
‎‏    
Melo foi convidado para a mesa-redonda "O Caminho para a Transição Energética" e destacou a importância das pesquisas do SGB para a descoberta de depósitos de minerais estratégicos para as tecnologias de energia limpa. “O Brasil é um importante player, com potencial para atender à demanda global por minerais críticos e estratégicos usados nas tecnologias dessa nova matriz. Nós, do SGB, que mapeamos a geologia do Brasil nos últimos 54 anos, dedicamos nossos estudos à descoberta desses minerais, como lítio, grafita, urânio e elementos de terras raras, entre outros considerados estratégicos para nosso país”, afirmou.
‎‏    
Também participaram da mesa-redonda: François Jubinville, cônsul do Canadá no Brasil; Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasilerio de Mineração (Ibram); Clarissa Lins, fundadora da Catavento Consultoria de Estratégia e Sustentabilidade; Marisa Maia de Barros, subsecretária de Energia e Mineração na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo; entre outras autoridades brasileiras e canadenses.
‎‏    
Parcerias com o Canadá
‎‏    
O diretor-presidente ressaltou que o SGB já vem construindo parcerias com instituições canadenses e reforçou a expressiva participação, neste ano, na Convenção Anual da Associação de Prospectores e Desenvolvedores do Canadá (PDAC). Essa foi a edição com maior número de representantes do Serviço Geológico do Brasil.
‎‏    
“Apresentamos os resultados de nosso trabalho e, principalmente, o potencial do Brasil para a produção de inúmeros bens minerais, em palestras e reuniões com parceiros e instituições internacionais. Destaco nosso diálogo com o Serviço Geológico do Canadá e o Ministério de Recursos Naturais e Florestas do Quebec. Em breve, iniciaremos novas parcerias, programas e projetos”, disse Melo.
‎‏    
De acordo com o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do SGB, Rafael Duarte, o SGB tem buscado fortalecer o papel do Brasil como agente central na discussão global sobre transição energética: “Tanto em parceria com empresas canadenses quanto com empresas brasileiras que possam buscar capital no Canadá para desenvolver suas atividades, estamos expandindo nossa atuação além do campo científico e tecnológico em geociências. Estamos também cumprindo nosso papel de apresentar informações geocientíficas ao mercado brasileiro, beneficiando os setores industrial e mineral”.
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário