Esfera Brasil apresenta estudo sobre segurança pública
durante a terceira edição do fórum nacional em Guarujá
Fórum Esfera reunirá no litoral de São Paulo ministros do governo, governadores, autoridades e grandes empresários em prol do desenvolvimento nacional
A Esfera Brasil realiza, em 7 e 8 de junho, a terceira edição do Fórum Esfera em Guarujá (SP) e reunirá ministros do governo federal, governadores, senadores, autoridades e grandes nomes da iniciativa privada para debater assuntos de relevância para o desenvolvimento nacional. Durante o evento, a Esfera lançará estudo que cruza de forma inédita dados sobre a segurança pública e o crime organizado no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado pela Esfera Brasil e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, existem no país 72 diferentes facções criminosas vinculadas ao narcotráfico, sendo duas delas com atuação transnacional, com características de holdings do crime. Se toda a cocaína que passa pelo Brasil fosse exportada para a Europa, o faturamento das organizações criminosas seria da ordem de US$ 65,7 bilhões, o equivalente a 4% do PIB brasileiro de 2021, segundo o estudo.
O documento traz ainda um mapa com fluxos de entrada e saída do Brasil de ao menos 20 transações ilegais, incluindo tráfico de pessoas, de drogas, de cigarro, ouro, diamante, defensivos agrícolas, armas e madeira, o que demonstra a grande diversidade das atividades econômicas impactadas pelo crime. O estudo também mostra que, apesar de o Brasil ter mais de 1.500 diferentes instituições de segurança pública previstas na Constituição, não há coordenação federativa capaz, técnica e juridicamente, de integrar informações e otimizar o combate ao crime organizado. O documento completo, que incluirá as soluções e os caminhos apresentados para combater o crime organizado, será lançado pela Esfera em evento na véspera do XII Fórum Jurídico de Lisboa, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho, em Portugal.
“O Brasil está no ranking mundial de países com mais carros blindados, no top cinco global de homicídios por 100 mil habitantes e no top três de população carcerária. É preciso que as três esferas federativas se juntem ao setor privado para reverter esse cenário que impacta diretamente a vida das pessoas e a economia do país”, afirma Camila Funaro Camargo Dantas, CEO da Esfera Brasil.
O Fórum Esfera terá a participarão do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo. “O Brasil é o país das potencialidades extraordinárias, e, por esse motivo, a Esfera reúne autoridades e empresários para dialogar de forma horizontal sobre temas cruciais, para que sejamos maiores e melhores, com menos desigualdades e mais oportunidades”, conclui Camila.
Estão confirmadas também as presenças no fórum dos governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Helder Barbalho (Pará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), além do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do presidente do TCU, Bruno Dantas. A edição de 2024 vai abordar o futuro da economia brasileira, as reformas estruturantes e prioritárias para o país, soluções para a segurança pública, prevenção a desastres ambientais, sustentabilidade, infraestrutura, inteligência artificial, previdência complementar e inovação na saúde. Serão ao todo dez painéis ao longo dos dois dias de evento.
Para complementar os debates, a Esfera Brasil irá inovar e gravar três novas temporadas do seu videocast, o EsferaCast. Para isso, serão montados dois estúdios de vidro, que farão entrevistas exclusivas com autoridades e empresários. Além da temporada tradicional, com bate-papos com os participantes dos painéis, serão gravadas duas novas temporadas temáticas, com os temas: prevenção a desastres ambientais e soluções para a crise de segurança pública. Criado em 2023, o EsferaCast é um videocast produzido pela Esfera Brasil, que traz entrevistas exclusivas com autoridades e empresários gravadas em estúdios de vidro montados nos locais dos eventos. A sexta temporada, Diálogos Esfera em Nova York, conta com 13 episódios e estreou em maio. Confira todas as temporadas nos canais da Esfera no YouTube, no Spotify e no Amazon Music.
Sobre a Esfera Brasil
A Esfera Brasil é uma organização criada para fomentar o pensamento e o diálogo sobre o Brasil e um think tank independente e apartidário que reúne empresários, empreendedores e classe produtiva. O objetivo é gerar debates que permitam a construção de um país melhor por meio da promoção de diálogo entre empresas, governos e instituições em busca de soluções para as barreiras de desenvolvimento nacional. Desde a fundação em 2021 por João Camargo, hoje presidente do Conselho, o grupo organizou encontros com diversas autoridades, entre elas ministros, governadores, prefeitos, presidentes da Câmara e do Senado, do Banco Central, do BNDES e dos principais partidos políticos. A CEO é Camila Funaro Camargo Dantas.
Serviço - Fórum Esfera Guarujá:
Datas: Sexta-feira e sábado, 7 e 8 de junho de 2024
Horários: Sexta das 14h às 19h30 e sábado das 9h às 14h
Local: Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor, na avenida Marjory da Silva Prado,1.100, Praia de Pernambuco, em Guarujá – SP
Credenciamento: É necessário fazer o credenciamento prévio de jornalistas para acesso ao evento com Alessandra Kianek (11 98405-3352) ou com Larissa Carvalho (13 99741-4550) ou pelo e-mail imprensa@esferabrasil.com.br
Programação completa: Fórum Esfera Guarujá
Transmissão: Ao vivo pelo canal da Esfera Brasil no YouTube
Para informações à imprensa:
Alessandra Kianek – alessandra.kianek@gbr.com.br – (11) 98405-3352
Larissa Carvalho – larissa.carvalho@gbr.com.br - (13) 99741-4550
Nenhum comentário:
Postar um comentário