É fato que a educação básica vem exigindo dos educadores um olhar atento para as necessidades do século XXI. Segundo estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Instituto Península,
os professores são responsáveis por 60% da aprendizagem do aluno no
Ensino Fundamental, independentemente da infraestrutura escolar -
internet, biblioteca e até mesmo a escolaridade dos pais. A conclusão do
levantamento é que existe uma associação estreita entre a qualidade
docente e a compreensão do aprendizado dos estudantes.
Outra pesquisa elaborada pelo GEduc,
Congresso de Gestão Educacional do Brasil, promovida pela HUMUS, cujo
objetivo foi revelar os principais desafios da gestão educacional
brasileira, citou que 61,5% dos docentes e gestores entrevistados ainda não utilizam ferramentas tecnológicas nas instituições de ensino, a exemplo da inteligência artificial.
Considerando
o cenário acima - influência dos docentes na vida estudantil e
necessidade de atualização na formação, incorporando novas tecnologias e
novos métodos -, surgem questões importantes a serem discutidas. Em se
tratando de tecnologia, muitas pessoas se mostram avessas às mudanças
que surgem, o que faz com que o setor educacional tenha um déficit em
relação às inovações. "Nestes casos, nós, educadores, é que precisamos
nos adequar, não o contrário”, diz Juliana Storniolo.
A
partir desse panorama, é necessário discutir sobre a importância dos
educadores se manterem atentos quanto às novas metodologias e às
problemáticas que surgem no cenário da educação, e, para isso, conforme
diz a diretora, “é preciso se formar enquanto um educador inovador”.
Mas, afinal, o que é um educador inovador?
Para
Juliana, o educador inovador é “aquele que realmente está em processo
de ensino-aprendizagem o tempo todo, dos alunos e dele”. É necessário,
ainda, que ele tenha o que ela chama de “mindset de crescimento”, ou seja, a perspectiva de que estamos em constante evolução e de que o ato de aprender tem que estar incorporado à rotina.
“O
educador inovador precisa trabalhar com criatividade, ou seja, resolver
problemas de modo criativo. O educador inovador foca no aluno, olha
para quais são as necessidades individuais de cada um e quais são as
metodologias que personalizam essa experiência de aprendizagem. Cada um
tem o seu background, o seu ritmo, o seu estilo de aprendizagem e é importante abarcar todo esses aspectos”, comenta Juliana.
A
resistência em aderir à novas tecnologias geralmente vem do medo de
perder o lugar para elas, mas a postura de um educador inovador é de se
utilizar desses recursos em benefício do aluno. “O professor tem um
papel multifacetado, com diversas responsabilidades e ações
estratégicas. O professor é curador, atua selecionando e recomendando
aos estudantes o que é mais relevante e completo, inclusive quando se
trata da tecnologia, até mesmo na IA”, relata Juliana Storniolo.
Nesse
sentido, o desenvolvimento do pensamento crítico também é essencial.
Quando o aluno compreende essa habilidade, a curadoria, que antes era
feita somente pelo professor, passa a ser parte de sua rotina. Saber
determinar por quais sites navegar na internet ou que tipo de conteúdo é
confiável ou não são habilidades essenciais. “A metodologia ativa e a
personalização do ensino, juntas, resultam no desenvolvimento do aluno
de maneira dinâmica e participativa, com aprendizado mais significativo.
Ao mediar a relação do estudante com esses recursos, o professor
promove uma cultura de colaboração e o pensamento crítico”, finaliza a
diretora.
*Capa: zinkevych no Freepik
Sobre a FourC Learning –
Criada a partir da expertise da FouC Bilingual Academy, escola bilíngue
com mais de 15 anos no mercado, a FourC Learning nasceu da necessidade
de compartilhar métodos e conhecimentos educacionais por meio de cursos e
projetos voltados ao aprimoramento e desenvolvimento de gestores e
educadores. O projeto oferece desenvolvimento profissional a partir de
formações e consultorias personalizadas para grupos ou escolas,
disseminando as práticas aplicadas na FourC Bilingual Academy para além
dos muros da escola, pensando nas necessidades específicas de cada
instituição.
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