|
Pelo
mapeamento da franqueadora, foram instalados cerca de 200 mil sistemas
fotovoltaicos em telhados nos últimos 45 dias, num total de R$ 3,5 bilhões em novos investimentos no período Junho de 2024
– Mesmo com as quedas recentes de temperatura nas vésperas do inverno
no Brasil, as novas instalações de energia solar em telhados de
residências e empresas seguem aquecidas. Segundo mapeamento do Portal
Solar, franqueadora com mais de 200 unidades espalhadas pelo País e
cerca de 20 mil sistemas fotovoltaicos vendidos, os consumidores
brasileiros adicionaram cerca de 1 gigawatt (GW) de painéis solares nos
últimos 45 dias. De
acordo com o levantamento, feito com base nos relatórios oficiais da
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira
de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre abril e maio deste ano,
foram instalados mais de 200 mil sistemas solares em telhados no País,
num total de R$ 3,5 bilhões em novos investimentos no período. Mas,
afinal, a chegada do frio impacta na geração de energia solar? Segundo o
CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, os painéis fotovoltaicos continuam
gerando eletricidade mesmo em baixa temperatura e em períodos de
inverno. “Embora haja uma leve queda no nível de geração do painel solar
nesta estação, justamente pela posição do Sol, que encurta as horas de
luz durante o dia, essa redução fica insignificante e é compensada nos
momentos de mais irradiação, como o período do verão”, explica. “Na
prática, os painéis solares produzem energia a partir do nível de
incidência de irradiação e não necessariamente da temperatura em si. Na
verdade, os equipamentos funcionam melhor em temperaturas mais amenas,
já que são feitos de silício (o mesmo material usado em chips de
computador) e atuam como um semicondutor, que perde eficiência com um
calor mais intenso”, acrescenta Meyer. O executivo lembra ainda
que o inverno é um período que tradicionalmente há uma elevação do
consumo de energia elétrica, justamente pelo maior uso de chuveiro
elétrico e de outros equipamentos de aquecimento. “Desta forma, a
instalação de sistemas fotovoltaicos fica altamente atrativa nesta época
do ano, já que garante economia na conta de luz e mais conforto
térmico”, diz. “Ou seja, o consumidor brasileiro com energia
solar obtém redução de gastos com eletricidade e não vê mudança no tempo
de retorno do investimento (payback), independente da estação do ano no
território brasileiro”, acrescenta Meyer. Sobre o Portal Solar O
Portal Solar está no mercado desde 2014 e acumula mais de 20 mil
sistemas fotovoltaicos vendidos. Com inspiração australiana, começou
como portal de conteúdo, tendo até hoje a maior audiência do segmento.
Em maio de 2021 o Portal Solar lançou o modelo de franchising home-based
de baixo investimento, e já conta com mais de 200 unidades espalhadas
pelo país. Para mais informações, contatar: Thiago Nassa (MTb. 30.914) TOTUM Comunicação (11) 99544 4954 |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário