MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de junho de 2024

4 dicas para se tornar um educador inovador

 

Você

4 dicas para se tornar um educador inovador 

Juliana Storniolo, mestre em educação e diretora educacional da FourC Learning, explica como se tornar um educador inovador 

Segundo estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, os professores são responsáveis por 60% da aprendizagem do aluno no Ensino Fundamental, independentemente da infraestrutura escolar, internet, biblioteca e até mesmo a escolaridade dos pais. A conclusão do levantamento é que existe uma associação estreita entre a qualidade docente e a compreensão do aprendizado dos estudantes.  

Estes dados demonstram a necessidade de discutir sobre a importância dos educadores se manterem atentos quanto às novas metodologias e às problemáticas que surgem no cenário da educação, e, para atingir essa meta, é preciso se tornar um “educador inovador”. Com isso, Juliana Storniolo, mestre em educação e diretora educacional da FourC Learning, dá 4 dicas aos professores para atingirem esse patamar profissional.  

1 - Tenha um ‘mindset’ de crescimento 

Estamos em constante evolução, e o ato de aprender tem que estar incorporado à rotina, mesmo para os professores. É importante, enquanto docente, assumir que está em um processo de ensino-aprendizagem o tempo todo, dos alunos e dele. 

2 - Seja criativo 

O educador inovador precisa trabalhar com criatividade, ou seja, resolver problemas de modo criativo. É preciso saber quais são as necessidades individuais de cada aluno e quais são as metodologias que personalizam a experiência de aprendizagem. Tendo em vista que cada estudante tem seu histórico de vida, seu ritmo e estilo de aprendizagem, é importante abarcar todo esses aspectos, o que exige criatividade. 

3 - Esteja aberto às novidades 

Tratando de tecnologia, muitas pessoas se mostram avessas às mudanças que surgem, o que faz com que o setor educacional tenha um déficit em relação às inovações. A resistência em aderir à novas tecnologias geralmente vem do medo de perder o lugar para elas, mas a postura de um educador inovador é de se utilizar desses recursos em benefício do aluno. O professor tem um papel multifacetado, com diversas responsabilidades e ações estratégicas. Ele é curador e atua selecionando e recomendando aos estudantes o que é mais relevante e completo, até mesmo relacionado à IA. 

4 - Desenvolva o pensamento crítico 

Unindo todos os aspectos acima, o educador se torna alguém capaz de lidar com o senso crítico e desenvolvê-lo em seus alunos. Saber determinar por quais sites navegar na internet ou que tipo de conteúdo é confiável ou não, dentro e fora da rede, são habilidades essenciais para um educador. 

“Todas essas características, da metodologia ativa à personalização do ensino, juntas, resultam no desenvolvimento dos alunos de maneira dinâmica e participativa, com aprendizado mais significativo. Ao mediar a relação do estudante com os recursos educacionais, digitais ou não, o professor promove uma cultura de colaboração e o pensamento crítico, o que faz dele o pilar da educação”, finaliza Juliana. 

*Capa: zinkevych no Freepik 

Sobre a FourC Learning – Criada a partir da expertise da FouC Bilingual Academy, escola bilíngue com mais de 15 anos no mercado, a FourC Learning nasceu da necessidade de compartilhar métodos e conhecimentos educacionais por meio de cursos e projetos voltados ao aprimoramento e desenvolvimento de gestores e educadores. O projeto oferece desenvolvimento profissional a partir de formações e consultorias personalizadas para grupos ou escolas, disseminando as práticas aplicadas na FourC Bilingual Academy para além dos muros da escola, pensando nas necessidades específicas de cada instituição.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário