MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de maio de 2024

Sindicato dos Enfermeiros outorga Prêmio Anna Nery profissionais da Enfermagem

 

Assessora de imprensa - Guiomar Prates

Whatsapp: +55 11 989543972

Email: guiomar.seculo@gmail.com

Sindicato dos Enfermeiros outorga Prêmio Anna Nery profissionais da Enfermagem

Neste mês de maio, considerado o Mês da Enfermagem, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo – SEESP - promove a outorga do Prêmio Anna Nery, destinado aos profissionais com cujas contribuições têm impacto no exercício da Enfermagem.

Neste 2024 o Prêmio Anna Nery já tem três cerimônias confirmadas:

São Paulo – Dia 17 de maio, 19 horas, no auditório JK da Assembleia Legislativa do Estado, com o apoio do gabinete do deputado estadual Emídio de Souza.

 

Mogi das Cruzes – Dia 24 de maio, às 19 horas, na Câmara Municipal, com o apoio da Câmara de Vereadores do Município.

Campinas – dia 28 de junho, na Câmara Municipal, com o apoio do vereador Gustavo Petta.

A presidente do SEESP, Elaine Leoni, diz que “a entrega do Prêmio é uma forma de valorizar os profissionais da Enfermagem e, através deles, toda a categoria que não mede esforços para prestar com qualidade, assistência em saúde para a população”.

QUEM FOI ANNA NERY


O nome do Prêmio homenageia a pioneira da Enfermagem brasileira, nascida em Vila Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira do Paraguaçu, na Bahia, ela tornou-se figura marcante, não apenas para a Enfermagem, mas também para a História do Brasil. Anna Nery viveu de 1814 a 1870.

Anna Nery foi casada com o capitão Antônio Isidoro Néri, que morreu em serviço na Marinha em 1844. Viúva, ela passou a se dedicar aos filhos que também eram militares. Eles foram convocados para a Guerra do Paraguai e partiram para essa missão.

Com o objetivo de acompanhá-los, Anna Nery escreveu uma carta ao presidente da Província da Bahia, o conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, pedindo para ser voluntária no cuidado de feridos durante a Guerra. Com o pedido aceito, ela foi para o Rio Grande do Sul onde aprendeu noções básicas de Enfermagem.


Após o aprendizado, foi enviada para os locais de batalha onde realizou seus serviços, tornando-se a primeira Enfermeira do Brasil. Em um cenário onde havia escassez de materiais e falta de condições adequadas para o atendimento, Anna Nery destacou-se por seu empenho.

Além de prestar todo o cuidado com os feridos, a enfermeira, em 1870, voltou ao Brasil trazendo órfãos de guerra e tornou-se símbolo da Enfermagem no país. Alguns centros educacionais recebem o nome dela como forma de homenagem ao seu legado, um exemplo é a Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário