JORNAL A REGIÃO
Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar na preferência do brasileiro que planeja trabalhar no exterior. É o que aponta o estudo “Decodificando Talentos Globais 2024: Destinos de Sonho e Tendências de Mobilidade” com 5.539 profissionais do Brasil, a maior parte entre 20 e 45 anos, sendo 53% mulheres.
A pesquisa, realizada pela Boston Consulting Group (BCG), concluiu que 16% estão considerando ou já buscam oportunidades de trabalho no exterior. E os EUA, que estava em sexto lugar como novo destino de trabalho na mesma pesquisa em 2020, salta para segundo na edição 2024, atrás somente de Portugal.
"Se o objetivo é adotar a maior economia do mundo como o novo local de trabalho, no momento os ventos sopram a favor desses profissionais brasileiros", conta o advogado americano Murtaz Navsariwala (foto), fundador da Murtaz Law, especializada em imigração para os Estados Unidos.
Atuando há 13 anos, com 99,5% dos casos aprovados, ele explica que “o mercado de trabalho aquecido nos Estados Unidos favorece imigrantes brasileiros que se destacam pela formação acadêmica e histórico profissional, tornando-se excelentes candidatos ao Green Card”.
Existem diversas categorias de vistos de trabalho nos EUA. De acordo com Murtaz, o EB1-A, EB2-NIW e EB2/EB3 são processos de obtenção de Green Cards disponíveis para profissionais elegíveis que pretendem morar e trabalhar nos EUA, e podem se enquadrar ao perfil de quem quer trabalhar nos Estados Unidos.
“De forma simplificada, o EB1-A é um Green Card para profissionais com extremo destaque na sua área de atuação ou com aptidões específicas. O EB2-NIW é para profissionais que possuam uma carreira sólida e duradoura no Brasil com potencial de beneficiar os EUA ao continuar sua carreira em solo americano".
"Finalmente, o EB2/EB3 funciona para os brasileiros que já têm uma oferta de emprego feita por uma empresa americana. Para o EB1-A e EB2-NIW não há exigência de uma oferta de emprego”, esclarece.
“A imigração brasileira vem ganhando uma nova configuração, com um crescimento expressivo no número de vistos concedidos a profissionais altamente qualificados. Ano passado, por exemplo, houve aumento de 20% em relação a 2022, totalizando mais de dois mil vistos".
"Este crescimento é ainda mais explícito no visto EB2-NIW, ideal para brasileiros com formação acadêmica avançada ou habilidades excepcionais nas áreas de negócios, ciências ou artes, que se bem assessorados por consultoria especializada, podem chegar ao Green Card com segurança e agilidade,” afirma Murtaz.
A dúvida sobre quando iniciar um processo de imigração é comum a todos que têm esse sonho. O ideal é protocolar o processo o quanto antes. O famoso "priority date” é a data em que o pedido de visto de imigração é oficialmente registrado com o USCIS, se refere à data em que esse órgão recebeu o Formulário I-140.
"Data importante porque determina quando um solicitante pode avançar para a próxima etapa do processo de imigração, como a apresentação de um pedido de ajuste de status ou o agendamento de uma entrevista de visto consular. A demanda por vistos excede a oferta, o que gera fila de espera," explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário